Viagora

Delegado Menandro Pedro toma posse do comando do GRECO

Além dele, mais quatro delegados cerca de 30 policiais irão compor a equipe

O delegado Menandro Pedro tomou posse, no fim da manhã de hoje (04), do comando do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO), criado pela Polícia Civil do Piauí no último dia 22. O Grupo surge em substituição à Comissão Investigadora do Crime Organizado (CICO) e atuará especialmente contra organizações criminosas que atuam no Estado do Piauí.

"A CICO estava recebendo todos os tipos de crimes, como alguns casos de homicídios, que poderiam ser solucionados em delegacias distritais. Agora, com o GRECO, serão investigados casos de maior dificuldade de resolução, como investigações de quadrilhas", declarou o delegado Menandro.

Além do titular Menandro Pedro, que possui mais de 25 anos na Polícia e que já compunha a CICO, a delegacia contará com mais de 30 pessoas, dentre policiais e escrivães, e quatro delegados experientes na área.

Os delegados serão Luccy Keiko, que fazia parte da delegacia de acidentes de trânsito; Carlos Cesar Camelo, que assim como Menandro, também era integrante da CICO; Adolfo Soares, anteriormente delegado de Picos, município que atualmente é rota do tráfico de drogas e onde a atuação das quadrilhas passou a ser constante. O quinto nome que irá compor a equipe ainda não foi divulgado.

O Secretário de Segurança, Robert Rios, afirmou que as mudanças da CICO para o GRECO serão grandes, a começar pela criação da Delegacia de Homicídios, que será especializada na resolução dos assassinatos de autoria desconhecida, que correspondem a 20% do total de homicídios.

"O GRECO não ficará responsável por esses crimes, já que cerca de 80% dos homicídios são de autoria conhecida. A delegacia distrital normalmente já sabe quem cometeu o crime assim que chega ao local. Os casos de difícil resolução irão para a delegacia especializada, desafogando o GRECO", explicou o secretário.
Mais conteúdo sobre:

Menandro Pedro

Facebook
Veja também