Viagora

Cinco foragidos do sistema penitenciário são recapturados no final de semana

Relatório da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça (Dipe) aponta que, dos 51 presos que fugiram de penitenciárias do Piauí em 2015, metade foi recapturada.

Quatro dos 15 detentos que fugiram na última quinta (24) da Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina, já foram recapturados. Outro preso que havia se evadido da unidade em fuga anterior também foi capturado, totalizando cinco recapturas no final de semana.

Relatório da Diretoria de Inteligência e Proteção Externa da Secretaria de Justiça (Dipe) aponta que, dos 51 presos que fugiram de penitenciárias do Piauí em 2015, metade foi recapturada. O relatório também mostra que 56 tentativas de fuga foram abortadas no ano.

A última tentativa de evasão foi abortada nesse sábado (26) na Irmão Guido, durante uma vistoria estrutural realizada por policiais militares e agentes penitenciários. Uma "teresa", corda artesanal que seria utilizada em tentativa de fuga, foi encontrada com detentos do pavilhão A.

De acordo com a Dipe, ao todo, 13 fugas aconteceram no ano em todo o sistema penitenciário do Piauí, nove delas somente na Irmão Guido. Isso fez com que a Secretaria de Justiça abrisse sindicância para investigar o alto número de evasões na unidade.

Vistorias na Irmão Guido abortam fuga e apreendem objetos

Dando continuidade aos procedimentos de prevenção e contenção nas unidades prisionais do Piauí, vistorias foram realizadas neste final de semana na Penitenciária Regional Irmão Guido. Objetos e drogas foram apreendidos.

As vistorias contaram com o trabalho da gerência da unidade, Diretoria de Inteligência e Proteção Externa, Grupo de Intervenção Prisional da Companhia de Presídios da Polícia Militar, Força Tática da PM, Batalhão de Choque da PM, agentes e chefes de disciplina.

Durante a vistoria deste domingo (28), foram apreendidos celulares, drogas, cachimbos e armas artesanais. De acordo com o diretor de Inteligência e Proteção Externa, tenente coronel Luís Antônio Pitombeira, as vistorias são realizadas diariamente e destaca a parceria entre as forças de segurança.

"Além da atuação de agentes penitenciários e da Polícia Militar dentro das unidades, a Secretaria de Justiça tem contado com parcerias também com as polícias Civil, Rodoviária Federal e Federal, tanto em ações de repressão como na troca de informações", ressalta o coronel Pitombeira.
Mais conteúdo sobre:

Partido dos Trabalhadores - PT

Facebook
Veja também