Piauienses são resgatados em condições análogas à escravidão no DF
Os trabalhadores relataram aos policiais que passavam muitas horas na lavoura e que não recebiam pagamento.
Na tarde desse sábado (25), em operação realizada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), 10 pessoas oriundas do Piauí foram resgatadas de situação análoga ao trabalho escravo, na região rural do Gama. A ação aconteceu após uma denúncia anônima realizada através do telefone 190.
Conforme a PM-DF, o trabalho era executado em uma plantação de hortaliças em uma região localizada no DF-180. Os resgatados relataram aos policiais que passavam muitas horas na lavoura e que não recebiam pagamento pelo trabalho.
- Foto: Divulgação
Alojamento dos trabalhadores
Além disso os trabalhadores alegaram que não possuiam condições de sair do local devido os gastos com passagem entre o estado do Piauí e Brasília e com alimentação, até mesmo pelo colchão que dormiam. Os policiais declararam que o local era “degradante”, informou o G1.
Segundo a polícia, um homem foi conduzido a PF que lavrou o auto de prisão em flagrante por “reduzir alguém a condição análoga à escravo”, conforme o artigo 149 do Código Penal. O responsável pela lavoura afirmou que iria registrar os trabalhadores e melhoras suas condições de trabalho.
Os trabalhadores também relataram que comeram arroz com farinha no natal e mostraram a PM a situação do alojamento, que foram caracterizadas como inadequadas, e afirmaram que não recebiam materiais adequados para higiene pessoal.
As pessoas que se encontravam em situação análoga a escravidão foram enviadas para um hotel na região de Taguatinga, a PM afirmou que a advogada dos donos da propriedade rural providenciou a hospedagem dos trabalhadores até a data de embarcar para o Piauí.
Com informações do G1
Polícia Federal
-
Dupla suspeita de tentar matar policial militar é presa durante operação em Teresina
Os mandados de prisão temporária foram cumpridos nesta quinta-feira (23) em ação integrada entre as Polícias Civil e Militar. -
Suspeito de agredir companheira é conduzido à delegacia em Acauã
Ao chegar no local, foram constadas lesões aparentes no rosto da vítima e do suspeito que afirmou ter sofrido agressão da denunciante. -
Foragido da Justiça do Distrito Federal é preso em operação na zona Norte de Teresina
Segundo as investigações, o suspeito teria surpreendido um casal que estava chegando do trabalho e anunciou o assalto, ameaçando atirar contra eles. -
Homem é assassinado com vários tiros em praça de Floriano
De acordo com a polícia, o crime foi registrado na madrugada desta quinta-feira (23). -
Polícia Militar deflagra Operação Veraneio 2026 no litoral do Piauí
Conforme a PM, a operação seguirá até o dia 03 de agosto, que é o período de maior movimentação de turistas nas praias piauienses.

E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir