Viagora

PRF registra 11 acidentes e uma morte na operação Semana Santa no Piauí

As ações realizadas pela PRF, realizadas de 14 a 17 de abril, estavam ações educativas no trânsito, testes para alcoolemia, utilização de radares, e posicionamento de viaturas em locais estratégicos.

Nesta segunda-feira (18), a Policia Rodoviária Federal do Piauí (PRF-PI), divulgou o balanço da Operação de Semana Santa do Estado. Dentre as ações realizadas pela PRF, realizadas de 14 a 17 de abril, estavam educativas no trânsito, testes para alcoolemia, utilização de radares, e posicionamento de viaturas em locais estratégicos.

Segundo dados divulgados pela PRF, neste feriado foram fiscalizados 1.920 veículos, um aumento de 102,32% em relação ao ano passado. A estatística mostra também que houve a elevação de 124,37% de pessoas fiscalizadas em relação ao ano de 2021, com 1.034 e 2022 foram 2.320 pessoas fiscalizadas nas rodovias.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraBalanço da Operação Semana Santa
Balanço da Operação Semana Santa - Superintendente da PRF-PI, Inspetor Paulo Moreno.

Outro dado revelado pela polícia, foi o aumento de testes de alcoolemia realizados, foram 54 em 2021 e 1.355 em 2022, um aumento de 2.409%. Em estatística que relaciona autuações e recolhimento de veículos, a PRF mostra que foram 1.012 autuações. Ultrapassagem, foram registrados cerca de 84, este dado tece um aumento de 6,33% em relação a 2021.  

O Superintendente da PRF-PI, Inspetor Paulo Moreno relata que mesmo com as sinalizações muitas pessoas foram autuadas pela infração e relembra que a ultrapassagem é a maior causa de acidentes com vítimas fatais. “Sempre colocamos as viaturas em pontos estratégicos, onde pela base de cada delegado, ele avalia os pontos estatisticamente mais perigosos, mais propícios a acontecerem acidentes provocados por ultrapassagem, sinalizamos, colocamos as nossas rondas lá, e mesmo sinalizadas e conscientes que ali esta uma atividade para inibir a infração, ainda assim, foram autuados 84 usuários por ultrapassagem. Frisamos que é o maior fator de acidentes com vítimas farais, com vítimas mortas é a ultrapassagem” fala o superintendente.

Ainda segundo dados da PRF, houve uma diminuição de acidentes, ocorreram cerca de 11 acidentes, apenas um deles foi grave, diminuição de 26,67 % em relação a quantidade de acidentes ocorridos em 2021, que registrou 15.  Este ano não houve registros de pessoas feridas, e ocorreu apenas uma morte no feriado.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraBalanço da Operação Semana Santa
Balanço da Operação Semana Santa

  A raxa de veículos registradas neste ano foi igual ao de 2021, foram recuperados dois. Cerca de 85.500 maços de cigarros foram apreendidos. Um dado que preocupa a PRF, é o aumento de casos de motoristas utilizando anfetaminas, no período da operação, foram quatro apreensões. O Superintendente da PRF-PI, Inspetor Paulo Moreno, demostrou preocupação sobre este assunto. “Os caminhões são uma arma em potencial para ceifar vidas, são trabalhadores que estão tentando otimizar o seu ganha pão, mas nos temos que ter consciência que este tipo de artificio, ele é lesivo tanto para quem utiliza, quanto pode ser a quem sofre as consequências desse tipo de ação. A PRF está atenta, tem apreendido com frequência anfetaminas utilizadas por caminhoneiros e pedimos a colaboração desses trabalhadores que evitem se seduzir por este tipo de pratica, por que nos estamos atentos e com certeza serão recolhidos e tomados as providencias legais” declara.

Outros dados divulgados foram a quantidade de pessoas detidas. 14 pessoas foram detidas, um aumento de 16,67% em relação a 2021, em que foram detidas 12 pessoas. Das detenções ocorridas em 2022, cinco delas por alcoolemia.

por Amanda Santiliana

Facebook
Veja também