Operação da PF cumpre mandados para investigar contratos do PROAJA
De acordo com a PF, foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª região.
Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (02), pela Polícia Federal (PF), a Operação Aquarela, dando cumprimento a 42 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, para apurar irregularidades em contratos firmados entre Secretaria de Estado da Educação - SEDUC e empresas prestadoras de serviços educacionais no programa de alfabetização de jovens e adultos.
Cerca de 140 policiais federais e sete auditores da Controladoria-Geral da União cumprem os mandados nos municípios de Alegrete/PI, Campo Maior/PI, Pedro II/PI, São João do Arraial/PI, Teresina/PI, Valença/PI e Timon/MA.

Segundo as investigações que foram realizadas em parceria com a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas do Estado do Piauí, em julho de 2021 a Secretaria de Estado de Educação do Piauí (SEDUC/PI) lançou edital para seleção de instituições públicas e privadas, para a prestação de serviços educacionais a jovens e adultos no programa governamental que foi denominado como PRO AJA.
Conforme a PF, para a execução dos serviços foram firmados, mediante inexigibilidade de licitação e através de credenciamento, dezenas de contratos milionários entre a SEDUC/PI e 52 empresas e instituições, custeados com recursos de precatórios do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que totalizam mais de R$ 217 milhões, em valores empenhados até 19 de agosto de 2022.
Foi constatado então, que empresas credenciadas pela SEDUC não possuem em seu rol de atividades principais a prestação de serviços educacionais, assim como não possui capacidade financeira e operacional para conseguir desenvolver o objeto dos contratos, que oferta turmas em 223 municípios piauienses, de modo que, mesmo após o recebimento desses recursos, não houve ampliação do número de funcionários empenhados a desenvolver as atividades pactuadas.
Segundo a PF, por esse motivo, as aulas de turmas que não ocupam as salas de escola públicas são realizadas em residências com estruturas físicas improvisadas e inadequadas. Os materiais didáticos, quando são ofertados, são adaptados de forma indevida ao grupo de alunos com perfis variados como em aspecto de idade, sexo, vivência, qualificação profissional e grau de escolaridade.
Porém, a Polícia Federal ressalta que não são só esses problemas. Quanto à oferta de lanches, os alimentos não possuem conteúdo nutritivo mesmo que em grande quantidade, consistindo em biscoitos de água e sal e sucos, em desacordo com os projetos apresentados no credenciamento das empresas, que continham itens variados, de rico valor nutricional e definidos por profissionais julgados competentes.
A PF ainda informa que o programa passa por constantes alterações nos instrumentos legais regulamentadoras, e que a falta de acompanhamento e fiscalização da execução dos contratos possibilitaram a inscrição de alunos que não atendem aos requisitos de idade, escolaridade e condições financeiras estabelecidos para o Programa, inclusive fictícios ou até mesmo pessoas já falecidas, causando prejuízos irreversíveis aos cofres públicos.
Por fim, a Polícia Federal ressalta que as ordens judiciais cumpridas na Operação Aquarela, aprofunda as investigações acerca de irregularidades na execução dos contratos e são direcionadas a 19 instituições, órgão Público e seus respectivos representantes legais. Os envolvidos poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de associação criminosa, falsidade ideológica, emprego irregular de verbas ou rendas públicas e fraude à licitação.
Operação Aquarela
Polícia Federal
Foragido da Justiça do Distrito Federal é preso em operação na zona Norte de Teresina
Segundo as investigações, o suspeito teria surpreendido um casal que estava chegando do trabalho e anunciou o assalto, ameaçando atirar contra eles.Homem é assassinado com vários tiros em praça de Floriano
De acordo com a polícia, o crime foi registrado na madrugada desta quinta-feira (23).Polícia Militar deflagra Operação Veraneio 2026 no litoral do Piauí
Conforme a PM, a operação seguirá até o dia 03 de agosto, que é o período de maior movimentação de turistas nas praias piauienses.Polícia Militar do Piauí lançará Operação Veraneio 2026 nesta quinta-feira
A ocasião será marcada pelo envio das tropas que atuarão no litoral do estado.Homem morre após ter cabeça esmagada por carreta em acidente na zona Sul de Teresina
De acordo com informações preliminares, a vítima era passageira de uma motocicleta por aplicativo e caiu da garupa, sendo atingida pela carreta que passava no momento da queda.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir