Viagora

Polícia Federal realiza buscas na casa do ex-presidente Bolsonaro

A operação investiga dados fraudados da vacinação contra Covid-19, na manhã desta quarta-feira (03).

Na manhã desta quarta-feira (03), a Polícia Federal (PF) realizou buscas em Brasília na casa do ex-presidente, Jair Bolsonaro. A operação visa investigar a inserção de dados fraudados sobre vacinação da Covid-19, nos sistemas do Ministério da Saúde.

De acordo com a polícia, Jair Bolsonaro deve prestar depoimento sobre o assunto ainda hoje. A ação faz parte do inquérito das “milícias digitais”, que corre no Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a PF, a equipe cumpre 16 mandados de busca e apreensão, além de seis para prisão preventiva, na capital do país e no Rio de Janeiro. Os apreendidos na operação são o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid Barbosa, além dos seus ex-assessores especiais Sérgio Cordeiro e Max Guilherme.

Conforme a Polícia Federal, a fraude nos dados aconteceu em novembro de 2021 e dezembro do ano passado. A falsificação comprometeu real condição de imunizados pela vacina em combate a Covid-19. Assim, com as informações trocadas, era possível conseguir os certificados mentirosos para usá-los em atos que burlavam as medidas sanitárias da época.

A investigação da PF, indica que os suspeitos queriam fortalecer discursos que atacavam a imunização contra o vírus. A ação dos indivíduos se configura em crimes de infração de medida  sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsificados e corrupção de menores.

Com informações do R7

Facebook
Veja também