Viagora

PF deflagra Operação Prato Vazio contra desvio de recursos no Piauí

De acordo com informações da PF, as investigações iniciaram-se após auditoria da CGU, que apontou vários indícios de fraude em dois processos licitatórios realizados

Nesta quinta-feira (08), a Polícia Federal, com o apoio da Controladoria-Geral da União, deflagrou a Operação Prato Vazio em cumprimento a seis mandados de busca e apreensão no município de Bom Princípio/PI, expedidos pela 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Estado do Piauí.

De acordo com informações da PF, as investigações iniciaram-se após auditoria da CGU, que apontou vários indícios de fraude em dois processos licitatórios realizados pela Secretaria de Educação do município de Bom Princípio/PI, nos anos de 2017 e 2019, realizados com a finalidade de aquisição de merenda escolar no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

A polícia informou que durante as investigações, foi constatado que o proprietário da empresa vencedora dos certames com indícios de fraude é parente do ex-gestor do município. 

A Justiça Federal determinou ainda o sequestro de bens e valores no valor de, aproximadamente, R$ 200 mil, montante referente ao prejuízo decorrente dos gêneros alimentícios pagos pelo município, mas que não foram entregues à Secretaria de Educação.

Conforme a PF, os investigados poderão responder pelos crimes de fraude à licitação e lavagem de dinheiro, além de outros delitos que possam surgir na continuidade dos trabalhos investigativos.

Facebook
Veja também