PF deflagra operação contra fraudes na Caixa Econômica e cumpre mandados no Piauí
A operação deflagrada nesta quarta-feira (10) tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes a programas de transferência de renda.
A Operação Falso Egidio foi deflagrada pela Polícia Federal, junto à Caixa Econômica Federal, na manhã desta quarta-feira (10) e cumpriu mandados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Piauí. A ação tem o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes a programas de transferência de renda.
Ao total, foram 11 mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói–RJ. O grupo criminoso teria gerado um prejuízo de aproximadamente R$ 10 milhões em fraudes.
Investigação
A Delegacia de Polícia Federal em Niterói iniciou as investigações m abril de 2023 junto à EAPDRJ (Caixa) e da Centralizadora Nacional de Segurança e Prevenção à Fraude da Caixa.
Durante as diligências, foi identificado que uma quadrilha utilizava o aplicativo Caixa Tem para desviar valores de benefícios sociais, a exemplo do Auxílio Emergencial.
Para ter acesso ao aplicativo, os criminosos cooptaram um empregado e duas funcionárias terceirizadas do banco. A partir disso, o grupo conseguiu se apropriar de contas digitais de outras pessoas e até mesmo abriu contas bancárias em nome de moradores de rua, em situação de vulnerabilidade social.
Desta forma, segundo a PF, os valores vultosos eram transferidos entre contas bancárias, criadas em nome de terceiros, somente para armazenar os montantes. Logo depois, os valores eram integralmente distribuídos entre os membros da quadrilha.
A PF averiguou que as pessoas que tinham seu nome e dados utilizados pelo grupo criminoso não tinham conhecimento sobre as fraudes.
Os investigados devem responder pelos crimes de organização criminosa, qualificado, inserção de dados falsos em sistema de informações e lavagem de dinheiro.
No Piauí, foram cumpridos um mandado de busca e um de prisão na cidade de Teresina.
Polícia Federal
Caixa Econômica Federal
Denarc prende família suspeita de tráfico de drogas durante operação no Piauí
De acordo com informações da Polícia Civil, foram cumpridos 09 mandados de busca e apreensão, além disso, houve a apreensão de drogas, dinheiro e armas.Bebê de 7 meses morre engasgado com leite em Floriano
Conforme informações preliminares, os policiais tentaram reanimar o bebê com a manobra de Heimlich, com compressões abdominais, porém a criança não demonstrou sinais vitais.Motorista fica ferido após caminhão tombar na BR-230 em São João da Varjota
De acordo com a PRF, a causa presumível do acidente foi a falta de distância segura entre os veículos.Polícia prende suspeito de furtos a veículos em Teresina
Durante a operação, os policiais apreenderam um carro, que pode ter sido usado nos crimes.Polícia deflagra nova fase da “Operação Rolezinho” e cumpre mandados em Campo Maior
Durante a ação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão contra suspeitos de direção perigosa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir