Senado Federal aprova inclusão da educação financeira nas escolas

A proposta já faz parte da Base Nacional Comum Curricular desde 2017, e agora está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando a aplicação obrigatória.

O Senado Federal aprovou nessa quarta-feira (15), um Projeto de Lei que prevê a inclusão da educação financeira como tema no currículo dos ensinos fundamental e médio.

A medida é de autoria da senadora Teresa Leitão (PT-PE) e foi aprovada na forma de texto alternativo, estabelecendo que o tema será ensinado de forma transversal em disciplinas já existentes, como matemática, história e geografia, ao longo da formação escolar.

De acordo com a legislação, a proposta já faz parte da Base Nacional Comum Curricular desde 2017, e agora está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando a aplicação obrigatória. A partir disso, as escolas terão autonomia para incluir o tema em seu projeto pedagógico seguindo a realidade local, sem sobrecarregar os alunos.

A senadora ampliou o texto original para incluir a promoção da educação fiscal, previdenciária e securitária por parte do poder público. Os alunos vão aprender sobre a importância dos impostos para financiamento de serviços públicos, além de entender o funcionamento da previdência social e dos seguros. O texto voltará à Câmara dos Deputados para última análise, após ter sido modificado no Senado.

Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Projeto de Lei

Câmara dos Deputados

Senado Federal

Veja também