Viagora

Wilson Martins e Firmino Filho iniciam parceria administrativa por Teresina

Investimentos em infraestrutura, educação, saúde, segurança pública foram o centro da conversa.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarEntrevista Coletiva do Governador com Prefeito Eleito(Imagem:Reprodução)Entrevista Coletiva do Governador com Prefeito Eleito
O governador Wilson Martins reuniu-se na manhã desta quinta-feira (1º), no Palácio de Karnak, com o prefeito eleito de Teresina, Firmino Filho, para tratar sobre parceria entre o Governo do Piauí e a Prefeitura Municipal de Teresina após 1º de janeiro de 2013, quando o novo gestor toma posse. Investimentos em infraestrutura, educação, saúde, segurança pública foram o centro da conversa.

“Devemos construir uma parceria importante por Teresina. Em áreas como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura, especialmente mobilidade urbana, podemos fazer muito juntos”, enumerou o governador, ressaltando que o Governo do Piauí investirá nos anos de 2013 e 2014 R$ 700 milhões na capital.

Durante entrevista coletiva, Wilson Martins destacou projetos que o Governo tem na área de mobilidade urbana que contam com recursos assegurados, como o Rodoanel, incluindo construção de ponte e viadutos; duplicação das saídas Norte (BR 343) e Sul (316) da capital; assim como da estrada da Usina Santa; construção de uma nova ponte ligando as avenidas Frei Serafim e João XII; viadutos nos encontros da Avenida João XII e Presidente Kennedy e Nossa Senhora de Fátima.

“Na área de segurança pública, por exemplo, a Prefeitura pode executar o programa Ação Delegada, que foi efetivado em São Paulo, através, por exemplo, de gratificações para policiais do Ronda Cidadão”, disse Firmino Filho, que durante a reunião foi acompanhado pelo deputado estadual Luciano Nunes.

Uma das solicitações feitas pelo prefeito eleito ao governador foi a participação do Governo do Estado na execução das obras aprovadas através do programa Orçamento Popular – confeccionado a partir de consulta às comunidades. “A ideia é que o Governo coloque um real para cada real colocado pela Prefeitura. Assim, dobramos o Orçamento Popular”, explicou Firmino Filho. Wilson Martins comprometeu-se a estudar a viabilidade da parceria.

“Essa é uma primeira conversa referente a uma parceria administrativa a partir de primeiro de janeiro de 2013. O Governo está retomando obras de infraestrutura em Teresina e a Prefeitura pode e deve ser parceira. Vamos continuar dialogando e novas ideias vão surgir”, acrescentou o prefeito eleito de Teresina. Ainda segundo Firmino Filho, outros programas previstos em seu plano de gestão que podem contar com apoio do Governo do Estado são o Primeira Carteira (para jovens tirarem sua primeira habilitação) e a ampliação de ações de enfrentamento às drogas.

“Estamos de mangas arregaçadas para trabalhar por Teresina”, finalizou Wilson Martins. Participaram ainda da reunião o secretário estadual de Governo, Wilson Brandão, e o coordenador de Comunicação Social, Fenelon Rocha.
Mais conteúdo sobre:

Firmino Filho

Facebook
Veja também