Viagora

Firmino Filho completa 100 dias de gestão e diz que enfrenta dificuldades para implantar programas

Ele afirmou que primeiro teve que "arrumar a casa" e que os problemas financeiros deixados pela gestão passada estão adiando a execução de projetos

Em seu segundo mandato, o prefeito Firmino Filho (PSDB), que assumiu o mandato no dia 1º de janeiro, completa hoje 100 dias de governo, enfrentando algumas dificuldades.

O início de seu mandato foi marcado pelas graves questões financeiras, que segundo o gestor, são dividas deixadas pelo ex-prefeito Elmano Férrer (PTB) com prestadores de serviços e fornecedores, no valor superior a R$ 107 milhões. Além disso, as finanças do município estão abaladas pela queda de 19% do Fundo de Participação do Município.

Além das questões financeiras, Firmino Filho também está enfrentando a greve dos servidores da educação e da saúde que já duram 50 dias.

Mas, após esses meses de mandato como andam os projetos do prefeito para Teresina? Confira abaixo o que Firmino Filho tem a dizer sobre cada proposta de campanha.

ASSISTÊNCIA SOCIAL
Imagem: ReproduçãoProjeto(Imagem:Reprodução)Projeto

O programa de microcrédito está em fase de projeto e o piloto já virá no orçamento de 2014.

EDUCAÇÃO

Imagem: Reprodução ProjetoProjeto(Imagem:Reprodução Projeto)Projeto

O momento é outro, estamos pegando uma prefeitura quebrada. Algumas escolas não tinham sequer cadeiras, material  pedagógico para começar o período letivo. Tinha déficit de 600 professores e diante desta situação nós tínhamos primeiro que organizar a casa para colocar em prática os programas do nosso plano de governo. Por conta do momento, vários projetos na área da educação ficarão para segundo semestre.

ILUMINAÇÃO

Imagem: Reprodução ProjetoProjeto(Imagem:Reprodução Projeto)Projeto

O projeto piloto com lâmpadas LED está sendo feito.

LIXO

Imagem: Reprodução ProjetoProjeto(Imagem:Reprodução Projeto)Projeto

Está sendo feita uma repactuação contratual.

ORÇAMENTO

Imagem: Reprodução ProjetoProjeto(Imagem:Reprodução Projeto)Projeto

A Prefeitura de Teresina não tem recursos em caixa. Estamos trabalhando para receber o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). Sobre o programa para a habitação e principalmente sobre a regularização fundiária em Teresina, a prefeitura está organizando um plano e vamos buscar apoio do Governo Federal para enfrentar esta questão. Nós temos uma postura certa em relação às ocupações que estão consolidadas, já que é quase remota a possibilidade de eles deixarem o local. Para as que não são, a Prefeitura de Teresina garante um cadastro no Programa Minha Casa Minha Vida.

PLANO DIRETOR

Imagem: Reprodução ProjetoProjeto(Imagem:Reprodução Projeto)Projeto

Quando assumi, encontrei uma prefeitura quebrada, desorganizada e houve um desmonte de um modelo de gestão. Tive que fazer uma faxina e colocar as coisas em seus devidos locais. Dessa forma,  as ações do plano diretor serão colocadas em prática à partir do segundo semestre.

SANEAMENTO

Imagem: ReproduçãoProjeto(Imagem:Reprodução )Projeto

O Plano de Saneamento está em fase de conclusão, assim como a mudança da direção da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete), para viabilizar seu fortalecimento institucional.

SAÚDE

Imagem: ReproduçãoProjeto(Imagem:Reprodução )Projeto

Descentralizamos a Fundação Municipal de Saúde para melhor atender a população. Com esta mudança a Fundação Hospitalar tem cuidado dos hospitais municipais. Fizemos um diagnóstico da saúde municipal e muitas  irregularidades foram encontradas nas centrais de marcação. A secretaria de saúde foi criada para resolvê-las e vamos acabar com estes problemas quando conseguirmos ofertar uma central de marcação de consultas, pois o problema já existia, com um pouco de calma nós vamos chegar lá.

SEGURANÇA

Imagem: ReproduçãoProjeto(Imagem:Reprodução )Projeto

É um projeto que será executado quando a Prefeitura não estiver quebrada.

TRANSPORTE
Imagem: ReproduçãoProjeto(Imagem:Reprodução)Projeto

O modelo de integração que existe não funciona e por isso apenas 3% da população teresinense usa o serviço. Esta integração foi criada para conseguir votos. O verdadeiro sistema, que é previsto no Plano Diretor de Transporte, será implementado a partir de junho e prevê a construção de terminais de integração com corredores exclusivos para os ônibus e não faixas. Também está prevista a construção de uma ponte no bairro Dirceu, Zona Sudeste da capital, que ajudará o trânsito naquela região. Com informações do G1/PI

Mais conteúdo sobre:

Firmino Filho

Facebook
Veja também