Viagora

Firmino Filho revela que saída de Sílvio Mendes do PSDB faz parte de estratégia para 2014

Para o prefeito de Teresina, a formação de uma aliança liderada por PSDB, PP e PTB dá ao candidato do grupo capilaridade para enfrentar a candidatura do senador e ex-governador Wellington Dias (PT)

O prefeito Firmino Filho (PSDB) revelou que a possível saída do ex-prefeito Silvio Mendes do PSDB faz parte de uma estratégia para fortalecer as oposições para as eleições de 2014.

A estratégia envolve partidos como PSDB, PP e o PTB, do senador João Vicente Claudino, que estão conversando desde o início do ano, além de PSD, PPS e outras siglas.

Firmino Filho negou qualquer atrito ou divergência política com o ex-prefeito, e disse que ainda não está decidida a saída de Sílvio, mas admite a possibilidade.

"A rigor, ele (Sílvio) não tem motivos hoje para sair do PSDB, mas se o fizer é dentro de um planejamento para ampliar as forças políticas para disputarmos as eleições do ano que vem com reais chances de vencer", explicou Firmino.

Para o prefeito de Teresina, a formação de uma aliança liderada por PSDB, PP e PTB dá ao candidato do grupo capilaridade para enfrentar a candidatura do senador e ex-governador Wellington Dias (PT), considerado hoje o favorito, pois amplia o leque de alianças .

"Não adianta lançar uma candidatura numa aliança formada só por PSDB, DEM e PPS. Vai ser a mesma coisa de 2010", argumenta Firmino, lembrando a coligação formada em torno de Sílvio Mendes na eleição passada.
 
Firmino lembra que o PSDB disputou o Governo do Estado em três ocasiões (em 1998, com Francisco Gerardo; 2006, com o próprio Firmino; e 2010, com Sílvio Mendes), e não conseguiu êxito. A fraca penetração do partido no interior comprometeu o desempenho da candidatura. "Não perdemos por uma questão de imagem, mas porque não tivemos capacidade de aglutinar forças no interior", observa.

Candidato derrotado nas eleições para o Governo do Estado em 2010 (perdeu para Wilson Martins (PSB) por uma diferença de 279 mil votos  no segundo turno - 921.313 a 642.165), Sílvio Mendes estuda sair do PSDB e se filiar ao PP para concorrer a governador no ano que vem, mas a decisão só deve sair em setembro. Com informações do Jornal Diário do Povo.

Mais conteúdo sobre:

Firmino Filho

Facebook
Veja também