Viagora

Prefeito Firmino Filho vai à Brasília para discutir sobre o projeto do novo aeroporto

O prefeito afirmou que diante da possível verticalização da cidade o melhor seria deslocar o aeroporto para um novo sítio distante do Centro da cidade

O Prefeito Firmino Filho (PSDB) esteve ontem (04) na Secretaria de Aviação Civil, em Brasília, para agilizar a reforma do atual aeroporto e o projeto de construção do novo aeródromo.

Firmino considerou que o encontro foi bastante produtivo. “Tivemos a presença de um representante da Infraero, que colocou as alternativas de intervenção no atual aeroporto. Entendemos que a reunião foi bem conduzida do ponto de vista técnico. Da nossa parte nós vamos fazer um estudo para saber a posição em definitivo da prefeitura”, destacou.

Imagem: ReproduçãoPrefeito Firmino Filho discute necessidade de novo aeroporto para Teresina(Imagem:Reprodução)Prefeito Firmino Filho discute necessidade de novo aeroporto para Teresina

O prefeito disse ainda que houve uma proposta de intervenção e a reunião serviu para atualizar as ações. “Estamos tratando da construção do novo aeroporto, assim como da reforma do atual aeroporto. No passado, houve uma alternativa colocada pela Infraero que previa uma intervenção de forma definitiva e permanente no atual sítio aeroportuário”, explica.

O prefeito de Teresina afirmou que a cidade de Teresina já se manifestou por uma reforma temporária no atual aeroporto. Além disso, explicou o porquê da posição nesse sentido. “Teresina tem crescido muito e precisa definir o seu modelo de crescimento espacial, modelo de crescimento urbano. E, dentro dessa definição, nós temos que avançar no adensamento e verticalização da cidade”, disse Firmino Filho.

Estiveram presentes na reunião o secretário de Navegação Aérea da SAC, Juliano Noman, o responsável da área de Planejamento Operacional da Infraero, Walter Américo, e o coordenador-geral de Portos e Aeroportos da Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento (SEPAC), ligado ao Ministério do Planejamento, Otto Luiz Burlier da Silveira Filho, entre outros técnicos.

PELA MOBILIDADE

O prefeito tem a percepção de que o aeroporto de Teresina é um dos principais entraves para a que a cidade possa se verticalizar tanto na sua área central quanto nas suas várias regiões, bem como nos corredores de transporte e ao derredor dos terminais de integração. Portanto, é uma necessidade para a cidade o deslocamento do aeroporto para um novo sítio distante do Centro da cidade”, assinalou.

Quanto ao aeroporto que se encontra em atividade na capital do Piauí, o prefeito entende que qualquer reforma que vier a ser feita tenha um caráter temporário.

“Tendo em vista que a solução definitiva deve estar no afastamento do aeroporto do nosso Centro”, completou. Nesta quinta-feira (5), ele tem reunião agendada com o Ministro da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, juntamente com o governador do Piauí, Wilson Martins para tratar do tema.

Mais conteúdo sobre:

Firmino Filho

Facebook
Veja também