Câmara de Teresina aprova em segunda votação a subconcessão da Agespisa
O projeto agora seguirá para ser sancionado pelo prefeito da Capital, Firmino Filho (PSDB).
Foi aprovado, na sessão desta quarta-feira (18), na Câmara Municipal, em segunda votação, o projeto que trata sobre a subconcessão da Agespisa. Dos vereadores presentes, apenas cinco votaram contra a matéria: Paulo Roberto da Iluminação (PTB), Teresa Britto (PV), Inácio Carvalho (PP), Antonio José Lira (DEM) e Luís André (PPS). O projeto agora seguirá para ser sancionado pelo prefeito da Capital, Firmino Filho (PSDB).
Em tom de desabafo, Antonio José Lira não poupou críticas e afirmou que a Agespisa será doada. O parlamentar também alertou para o aumento das tarifas de esgoto e da água.
“Venceu o teatro. Eu chamei atenção dessa Casa e não foi de hoje. Não venderam, fizeram foi doar o nosso patrimônio. A Agespisa foi doada, vão acabar com a taxa social. A taxa de esgoto vai subir. O nosso patrimônio foi doado. Para se ter uma ideia, a ETA que foi recém construída na Santa Maria da Codipi, de acordo com os anexos quatro e cinco, vão pertencer a empresa vencedora. Então eu digo aqui que o tempo é o senhor da razão e vai dar resposta a tudo. Sabotaram a falta água em Teresina, fizeram a população ficar contra servidores da empresa e todo mundo sabe. O que prejudicou essa empresa foram sucessivas quadrilhas, gangues que se instalaram nessa empresa. Essa é a verdade”, desabafou José Lira.
Favorável ao projeto, o vereador Edilberto Borges, o Dudu do PT, disse que a instituição não tem mais condições de atender a demanda da população e assegurou que uma medida precisa ser adotada.
“Não podemos usar do artifício corporativista e deixar uma população a mercê do serviço que hoje é prestado. Nós somos quase um milhão de habitantes e estamos vendo o nosso rio Poti se acabando e um dos grandes motivos, é a falta de saneamento. Em pleno século XXI Teresina tem uma cobertura de 21% e o reclame da população em relação à falta de abastecimento é por toda cidade. Nós garantimos com o governador que a Agespisa não vai ser privatizada. Quem vai conduzir a prestação de serviço é um Instituto que é uma autarquia pública e que poderá ter convênio com a iniciativa privada para que venha melhorar o abastecimento de água. Não estou aqui questionando os rombos históricos que aconteceram na Agespisa, mas quem corta e quem liga água hoje em Teresina é a iniciativa privada”, disse o petista.
Em tom de desabafo, Antonio José Lira não poupou críticas e afirmou que a Agespisa será doada. O parlamentar também alertou para o aumento das tarifas de esgoto e da água.
“Venceu o teatro. Eu chamei atenção dessa Casa e não foi de hoje. Não venderam, fizeram foi doar o nosso patrimônio. A Agespisa foi doada, vão acabar com a taxa social. A taxa de esgoto vai subir. O nosso patrimônio foi doado. Para se ter uma ideia, a ETA que foi recém construída na Santa Maria da Codipi, de acordo com os anexos quatro e cinco, vão pertencer a empresa vencedora. Então eu digo aqui que o tempo é o senhor da razão e vai dar resposta a tudo. Sabotaram a falta água em Teresina, fizeram a população ficar contra servidores da empresa e todo mundo sabe. O que prejudicou essa empresa foram sucessivas quadrilhas, gangues que se instalaram nessa empresa. Essa é a verdade”, desabafou José Lira.
Favorável ao projeto, o vereador Edilberto Borges, o Dudu do PT, disse que a instituição não tem mais condições de atender a demanda da população e assegurou que uma medida precisa ser adotada.
“Não podemos usar do artifício corporativista e deixar uma população a mercê do serviço que hoje é prestado. Nós somos quase um milhão de habitantes e estamos vendo o nosso rio Poti se acabando e um dos grandes motivos, é a falta de saneamento. Em pleno século XXI Teresina tem uma cobertura de 21% e o reclame da população em relação à falta de abastecimento é por toda cidade. Nós garantimos com o governador que a Agespisa não vai ser privatizada. Quem vai conduzir a prestação de serviço é um Instituto que é uma autarquia pública e que poderá ter convênio com a iniciativa privada para que venha melhorar o abastecimento de água. Não estou aqui questionando os rombos históricos que aconteceram na Agespisa, mas quem corta e quem liga água hoje em Teresina é a iniciativa privada”, disse o petista.
Facebook
Veja também
Prefeito de Sussuapara vira alvo do MP por precariedade no serviço de limpeza pública
O prefeito informou que os trabalhadores vinculados ao serviço de limpeza urbana possuem vínculo formal documentado e que a investigação prossegue sobre a modalidade das contratações temporárias.Câmara de Teresina debate sobre combate à violência contra idoso em audiência pública
O debate foi proposto pelo presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, vereador Venâncio Cardoso, que também conduziu os trabalhos.Dr. Pessoa será pré-candidato a deputado federal pelo Podemos, diz Mainha
O ex-prefeito Dr. Pessoa destacou que sua pré-candidatura reforça o compromisso do Podemos com pautas sociais e com a população mais vulnerável.MP investiga Secretaria de Saúde de São João da Varjota por afastar profissionais
De acordo com o MPPI, uma denúncia revelou que os supostos afastamentos de servidores ocorridos no período de 15 de dezembro de 2025 a 28 de fevereiro de 2026.TSE inaugura sala destinada aos partidos políticos em homenagem a Petrônio Portella
A solenidade reuniu dirigentes e representantes de diversas legendas partidárias, além dos familiares Sônia Portella, Vinícius Portella e Adriana Portella.









E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir