Viagora

Alfinetadas e lamentações nas frases marcantes de 2017

Em 2017, o Piauí foi palco de disputas políticas, quebras de alianças e especulações sobre as eleições de 2018.

Em 2017, o Piauí foi palco de disputas políticas, quebras de alianças e especulações sobre as eleições de 2018.  O senador Ciro Nogueira foi citado diversas vezes em delações da JBS. E um dos áudios divulgados, Joesley Batista diz que o senador falou em derrubar a Lava Jato.

No interior, o prefeito Edísio Alves, conhecido como Fogoió, teve áudios de conversas divulgados, onde discutiu com um eleitor e confirmou que comprou votos em troca de “ajudas” com obras e emprego.

No cenário policial, o assassinato da jovem estudante Camilla Abreu chocou a sociedade. Ela foi morta pelo namorado, o capitão da Polícia Militar, Allisson Wattson, que jogou o corpo em um matagal na zona rural de Teresina. Durante o velório da jovem, o avô disse que já temia o final triste, pois o militar “tem cara de psicopata”.

Relembre:

“Eu vivo em política é porque já vem de família. Se tu votou pra mim, mas eu também te ajudei, cara”
– Prefeito Fogoió.

O prefeito de Matias Olímpio confessou, em áudio, que comprou votos de uma família nas eleições de 2016.

“Firmino precisa ter firmeza, é um líder individualmente, talvez o maior líder do Piauí. Agora fica feito barata tonta”
– Heráclito Fortes

O deputado comentava as especulações sobre o futuro do prefeito de Teresina nas próximas eleições.

“Essa reforma [ da Previdência] vem somente para atender as pessoas menos favorecidas desse país, as pessoas que ganham menos, que não tem nenhum tipo de privilégio” – Ciro Nogueira.

O senador aliado de Temer disse que essas seria a estratégia do governo: convencer os mais pobres de que a Reforma da Previdência é benéfica.

“O que ele tem de pequeno, ele tem de ditador”
– Themístocles Filho falando sobre o prefeito de Teresina, Firmino Filho.

O deputado deu a declaração depois do rompimento da aliança do MDB com o prefeito da capital, que resultou na exoneração de dois secretários indicados pelo MDB.

“O talão de luz vem maior que o salário do professor. Isso não é presidência, é banditismo! Quem dobra energia está agindo como bandido!” – Robert Rios

O deputado estadual reclamou, nas redes sociais, dos constantes aumentos da conta de energia elétrica ocorridos em 2017.

“Eleição sem Lula em 2018 é fraude”
– Wellington Dias

Para o governador do Piauí, a oposição não faz apenas perseguição à Lula, mas a todo o processo construído durante o governo do ex-presidente.

“Para esconder os desvios, os corruptos se utilizam de mecanismos como empresas de fachada, laranjas, empresas fantasmas, testas de ferro [...] Esse dinheiro que deveria estar sendo aplicado na saúde, educação, saneamento”
- Delegado Reinaldo Camelo.

A declaração do delegado da Polícia Federal foi dada durante o Seminário de Formação de Controladores Sociais, Treinamentos e Qualificação de Gestores, no Tribunal de Contas do Piauí.

“Ricardo, se nós mostrar (sic) só essa partezinha da fita do Ciro, sem as outras putarias, só a partezinha de que vai derrubar a Lava Jato, de que vai votar rapidinho e vai… Nossa senhora! Já pensou?”
– Joesley Batista.

A frase foi retirada de um áudio de conversa entre Joesley Batista e Ricardo Saud, sobre os esquemas de corrupção supostamente integrado pelo senador Ciro Nogueira.

“Eu não integro nenhum partido em que haja lista fechada. A não ser que eu seja o comandante. Até porque não vou perseguir ninguém”.
– Dr. Pessoa

O deputado comentou sobre as possíveis alterações que estavam sendo discutidas na Reforma Eleitoral.  

“Estão tentando fazer de forma emergencial, desequilibrada, de forma danosa. A maneira que estão fazendo a Reforma é rasgar a CLT, é rasgar o lado bom da história do Getúlio Vargas”
-
Robert Bandeira, cientista político.

Roberto condenou o teor da Reforma Trabalhista, aprovada pelo Congresso e a rapidez com que foi discutida.

“Eu não tenho nada a ver com essa história [...] Ele cita um supermercado e em Teresina tem muitos”,
- Reginaldo Carvalho.

O presidente do Grupo carvalho foi questionado sobre o documento que ligava o Comercial Carvalho ao suposto esquema de Ciro Nogueira com a JBS.

“Ela morreu porque ela era mulher, porque resistiu à dominação. Ele disse que ela a traiu, traiu o que? Então tinha um contrato? Nesse contrato autorizava ele a matá-la e jogá-la no lixo como coisa?”
– Delegada Eugênia Villa

A delegado comentou o feminicídio de Camilla Abreu e explicou porquê o caso deve ser julgado com essa qualificadora.

“Eu avisei pra Camila: minha filha, ele vai lhe matar, ele tem cara de psicopata, o perfil desse homem é de criminoso”
- Carlito Pereira de Abreu, avô da jovem Camilla Abreu, assassinada pelo namorado.

Facebook
Veja também