Viagora

Heráclito Fortes admite que recebeu dinheiro de laranjas da Odebrecht

Identificado como "Boca Mole", o deputado piauienses foi um dos políticos que admitiram  ter recebido da empreiteira doação eleitoral por meio de empresas laranjas.

O deputado piauiense Heráclito Fortes (PSB) admitiu que recebeu dinheiro de laranjas para a campanha eleitoral. Em entrevista publicada pela Folha de São Paulo neste domingo (25), alguns políticos citados em delações de ex-executivos da Odebrecht, assumiram que receberam dinheiro do chamado “caixa-três”.

Identificado como "Boca Mole", Heráclito Fortes foi um dos políticos que admitiram ter recebido da empreiteira doação eleitoral por meio de empresas laranjas.

O chamado "caixa três", é uma triangulação do dinheiro de campanha com o objetivo de surripiar quem era o real financiador. A fórmula é uma variação do legal, "caixa um",  que é o valor doado sem intermediários e declarado à Justiça,  e do ilega, "caixa dois", que é a movimentação de recursos de campanha por fora.

"Eu declarei, foi tudo por dentro. Não sei por qual motivo a Odebrecht não quis dar o dinheiro e passou para outras duas empresas. Acho que havia muita pressão na época e ela não queria aparecer muito", disse Heráclito à Folha.

  • Foto: Facebook/Heráclito FortesDeputado Federal Heráclito Fortes (PSB-PI)Deputado Federal Heráclito Fortes (PSB-PI)

Nas eleições de 2010, a Odebrecht utilizou esse caixa três para direcionar R$ 5,5 milhões para 28 candidatos. Na prestação de contas eleitorais desses políticos, a empreiteira não aparece como a real fonte dos recursos, e sim a Praiamar e a Leyroz. As investigações apontam que essas duas empresas eram distribuidoras do grupo Petrópolis, fabricante da cerveja Itaipava.

Os executivos da Odebrecht contaram ao Ministério Público, em delação premiada, que a cervejaria foi usada diretamente em 2014 para replicar o esquema. De acordo com explicações dadas aos procuradores, havia dois motivos para a utilização do modelo: não estourar o teto estabelecido por lei para doações e evitar cobranças de políticos rejeitados.

Mais conteúdo sobre:

Odebrecht

Heráclito Fortes

Facebook
Veja também