Viagora

PGR pede investigação de Temer em inquérito da Odebrecht no STF

Carlos Marun questionou as chances de uma investigação contra o Presidente.

A Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge solicitou, nessa terça-feira (27), ao Ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, a participação de Temer entre os investigados no inquérito que verifica um favorecimento da empreiteira Odebrecht pela antiga gestão da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

A Secretaria foi ocupada, entre 2013 e 2015, pelos atuais ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco. Ambos já são investigados.

  • Foto: Lula Marques/Agência PTRaquel DodgeRaquel Dodge pede inclusão de temer em investigação da Odebrecht no STF

Conforme a Agência Brasil, Claudio Melo Filho afirmou, em seu depoimento, que houve um jantar no Palácio do Jaburu em maio de 2014. Na ocasião, foi discutido um repasse de R$ 10 milhões como forma de ajuda de campanha para o PMDB.

Assim, a procuradora-geral da República argumentou que “a investigação penal, todavia, embora traga consigo elevada carga estigmatizante, é meio de coleta de provas que podem desaparecer, de vestígios que podem se extinguir com a ação do tempo, de ouvir testemunhas que podem falecer, de modo que a investigação destina-se a fazer a devida reconstrução dos fatos e a colecionar provas. A ausência da investigação pode dar ensejo a que as provas pereçam”.

  • Foto: Alex Ferreira/Câmara dos DeputadosDeputado Carlos Marun (PMDB-MS).O Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (PMDB-MS).

O Ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, questionou as chances do prosseguimento de uma investigação contra o Presidente sobre fatos anteriores ao mandado da República. “Neste momento, o presidente só pode ser efetivamente atingido por qualquer coisa acontecida no exercício do seu mandato”.

O Ministro defendeu a inocência de Temer, classificando-o de Homem honrado. “Se querem investigar, investiguem. Mais uma vez chegarão à conclusão de que nada efetivamente atinge a pessoa do presidente, que é um homem honrado, com um patrimônio conforme a renda auferida em décadas de trabalho”, disse Marun, em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

Facebook
Veja também