Viagora

Projeto propõe bônus para candidatos que concluíram ensino médio no Piauí

O projeto de lei de autoria do deputado João de Deus (PT) foi apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí.

Nessa terça-feira (16), o projeto de lei de autoria do deputado João de Deus (PT) foi apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI). A matéria visa uma bonificação destinada aos estudantes do estado na concorrência para vagas na Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

Conforme o projeto de lei, os candidatos que concluíram os três anos do ensino médio cursados em escolas públicas ou privadas no Piauí teriam acréscimo de 10% na sua nota do Exame Nacional do Ensino médio (Enem).

  • Foto: Luís amargos/ ViagoraDeputado João de DeusDeputado João de Deus

O deputado João de Deus debateu sobre a importância das universidades para a promoção de desenvolvimento local e ainda ressaltou que a adoção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) promoveu a democratização e ampliação do acesso as universidades.

Contudo, o deputado destacou que com promoção de concorrência para ingressar nas instituições de ensino superior, muitos estudantes do Piauí não conseguem ocupar vagas em cursos localizados próximos da sua região

O parlamentar ainda afirmou durante justificativa que as universidades regionais estão se afastando do objetivo que é levar conhecimento para as regiões as quais houve a sua expansão.  João de Deus afirma que parte do projeto de instalação do campus se perde quando um estudante de outra localidade ocupa a vaga que deveria ser destinada aos residentes.

O projeto de lei do deputado segue para analise das comissões técnicas que deverá ter o parecer dos parlamentarem em relação ao projeto.

Facebook
Veja também