Firmino Paulo quer Plano Estratégico contra a Febre Aftosa no Piauí
A Assembleia Legislativa do Piauí aprovou uma audiência pública para debater o assunto, no dia 1º de dezembro.
O deputado estadual Firmino Paulo (Progressistas) propôs uma audiência pública para debater o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa no Piauí.
A audiência foi aprovada pelo Plenário e marcada para acontecer no dia 1º de dezembro, às 9h30, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
- Foto: Alepi
Deputado estadual Firmino Paulo.
Segundo o deputado, na audiência será debatido sobre a Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), suas ações e as questões técnicas que ela vem desempenhando sobre a febre aftosa.
“Vamos falar sobre a Agência de Defesa Agropecuária (Adapi), as ações que ela está realizando, as questões técnicas que ela tem desempenhado e, precisamente, sobre a febre aftosa”, afirmou.
O parlamentar destaca que os pecuaristas estão sendo incentivados a vacinarem seus rebanhos e que será planejado o futuro na Adapi, para que o estado esteja 100% liberado da doença.
“Então estamos fazendo esse trabalho, incentivando nossos pecuaristas para que façam essa vacinação e vamos discutir esses números e vamos planejar nosso futuro na Adapi para que cheguemos a um patamar que nossos rebanhos não precisem nem mais de vacinação e o Piauí esteja 100% liberado tanto da febre aftosa quanto da necessidade de vacinação do nosso rebanho”, destacou.
De acordo com Firmino Paulo, a Adapi tem feito um trabalho de excelência e a parceria dela é fundamental para diversas ações em prol do Piauí.
“Nós temos uma parceria muito forte com a Agência de Defesa Agropecuária. Apresentamos também um projeto sobre a questão dos produtos vegetais, para a certificação e fiscalização, que dá mais qualidade e um salto na produção, principalmente artesanal, para que possamos comercializar os produtos não só internamente no Piauí, mas também que possamos exportar”, pontuou.
Conforme a Alepi, para participar da audiência, foram convidados representantes da Adapi, representantes da Adapi, do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa no Piauí, Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí (CRMV-PI), da Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ-PI), Secretaria do Agronegócio (SEAGRO), Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Piauí (SFA-PI/MAPA), Federação dos Trabalhadores/as da Agricultura Familiar no Piauí (FETAG-PI), Associação Piauiense de Criadores de Zebu (APCZ), Federação da Agricultura e Pecuária no Estado do Piauí (FAEPI-SENAR/PI), Associação Piauiense dos Criadores de Caprinos e Ovinos (APICCOVI), Associação Piauiense de criadores de Suínos (APISUI) e demais deputados ligados ao agronegócio e à pecuária.
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
Firmino Paulo
-
“O sentimento de oposição está em torno do nome de Joel”, diz Ciro Nogueira
Segundo o parlamentar, existe uma tendência de unificação em torno da candidatura de Joel Rodrigues, diante do aumento do número de adesões. -
Precisamos devolver o Piauí aos piauienses, declara Joel Rodrigues
O pré-candidato ao governo comentou sobre sua motivação para encarar a disputa, destacou os principais problemas do estado e esclareceu a escolha de Jeová Alencar como seu vice. -
TCE multa prefeito de Barras e instaura tomada de contas após constatar sobrepreço
A procuradoria do município informou que "esse processo ainda não chegou no setor". -
Justiça Eleitoral abre prazo para criação de novos locais de votação nas Eleições 2026
Conforme previsto no calendário oficial das Eleições Gerais de 2026, as medidas poderão ser adotadas até 20 de agosto. -
Avião com deputado federal Hildo Rocha faz pouso forçado em Timon
De acordo com o parlamentar, a aeronave seguia de Teresina, no Piauí, para a cidade maranhense Balsas quando precisou realizar a aterrissagem de emergência.

E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir