Viagora

Conversas estão iniciando, diz Firmino Paulo sobre eleição da Alepi

O deputado estadual falou sobre a disputa pela presidência da Alepi e explicou que após a definição dos candidatos, os partidos pretendem iniciar os diálogos entre si e buscar um entendimento.

Nesta terça-feira (08), o deputado estadual Firmino Paulo (PT) em entrevista ao Viagoraavaliou a disputa para eleger a presidência da Assembleia Legislativa do Piauí (PT) que já possui dois nomes definidos, Franzé Silva pelo Partido dos Trabalhadores, e Severo Eulálio do MDB, partidos que garantiram maior bancada na Casa.

De acordo com o parlamentar, a partir deste momento após a definição dos candidatos, os partidos pretendem iniciar os diálogos entre si e buscar o entendimento. Os deputados possuem um período extenso de debates, visto que a disputa ocorrerá em fevereiro de 2023.

Foto: Matheus Santos/ViagoraDeputado Firmino Paulo
Deputado Firmino Paulo

“As conversações estão iniciando agora. O PT chegou em um nome, o deputado Franzé, e ontem vi através da imprensa que o deputado Severo Eulálio foi escolhido pelo MDB para ser o candidato. A partir deste momento serão iniciadas as conversas na Casa, vamos buscar o entendimento, eu acho que essa Casa é do entendimento, nós sempre buscamos um consenso e quase sempre aconteceu, em todos os históricos de eleições na Casa. Então nós temos um prazo, até primeiro de fevereiro, o dia da eleição, que nós buscaremos um entendimento até este dia”, explica.

Questionado se as siglas irão entrar em um consenso e definir um candidato único para a eleição da Alepi, Firmino Paulo explicou que este é um processo natural e tudo dependerá dos entendimentos.

“Isso é natural, temos o nosso partido com um candidato o deputado Franzé, hoje nós temos pelo PT 12 deputados, temos também o MDB com o deputado Severo, hoje o MDB tem na casa 9 deputados e irão iniciar as conversas com todos os pares. A partir deste momento é que irá se desenrolar os fatos, eu acho que é muito cedo para dizer quem será esse candidato de consenso, se não tiver haverá uma disputa bem solidar aqui na Casa”, afirma.

O parlamentar também falou sobre a saída do presidente em exercício da Casa, o deputado Themístocles Filho (MDB), para assumir o cargo de vice-governador a partir de 2023. Neste período de renúncia ao mandato o deputado Franzé Silva (PT) estará a frente da presidência.

“Na realidade são mandatos distintos. O deputado Franzé vai assumir aquele período que o presidente da Casa irá renunciar para assumir como vice-governador e partir daquele momento o deputado Franzé como primeiro vice-presidente irá assumir a presidência da Casa. No tocante a questão da reeleição, ela não é permitida dentro do mandato, o STF já decidiu neste sentido, mas em mandatos distintos esta reeleição é permitida”, esclarece.

Facebook
Veja também