Viagora

"É improbabilíssima", declara Marcelo Castro sobre 3ª via no Piauí

O parlamentar disse ao Viagora que o candidato ao uma via alternativa não teria apoio de nenhum senador, deputado federal, estadual e prefeitos, dessa forma esse novo caminho seria inviável.

O senador Marcelo Castro (MDB), afirmou que a viabilidade para formação de uma terceira via ao Governo do Piauí é pouco provável, visto que grande parte das lideranças políticas já definiram seus lados e posições para as eleições deste ano.

O parlamentar destacou ao Viagoraque o candidato ao uma via alternativa não teria apoio de nenhum senador, deputado federal, estadual e prefeitos, dessa forma esse novo caminho seria inviável.

Foto: Luís Marcos/ ViagoraSenador Marcelo Castro
Senador Marcelo Castro

“Possibilidade sempre tem, não existe a palavra impossível em política. Eu acho de uma viabilidade muito difícil, porque nessas alturas está comprometido e já assumiu sua posição, quem nessas alturas poderia sair como candidato a governador? Um candidato a governador que não teria o apoio de nenhum senador, deputado federal, estadual, e praticamente de nenhum prefeito, como essa candidatura seria?”, questiona o parlamentar.

Marcelo Castro citou como exemplo a candidatura do senador Elmano Férrer em 2018 ao Palácio de Karnak, na qual o parlamentar se candidatou sem nenhum apoio político e acabou perdendo a eleição.

“Nós vimos um exemplo do Elmano Férrer, que foi prefeito em Teresina, maior cidade do Estado, a capita, e agora é senador da República, um nome de impacto estadual. Ele chegou aos dois maiores cargos, tirando o governador, que um político pode alcançar, ele é um político de estatura estadual. Elmano foi candidato a governador em 2018, sem o apoio de nenhum deputado federal, estadual, senador e prefeito, o resultado foi 20 mil votos para governador”, destacou o senador.

Para o senador candidatos com popularidade e apelo social forte no Estado poderiam até concretizar uma vitória sem apoio político, contudo no cenário atual o senador avalia que essa situação seria rara.

“As vezes a pessoa tem um apelo popular tão forte, como o Alberto Silva e o Petrônio Portella, nomes tão impactantes que se candidatam sem apoio de nenhum político, mas tem um nome tão impactante que é candidato e se torna viável mesmo sem o apoio dos políticos. Isso é uma coisa raríssimas de acontece no mundo, nós não temos essa figura tão impactante no Piauí. Eu não consigo imaginar qual o piauiense que nós teríamos que fosse candidato sem apoio de nenhum político, praticamente, e conseguisse viabilizar uma candidatura e concorrer com chance de vitória. Eu posso estar errado, ninguém é dono da verdade, mas na minha experiência de 40 anos de vida pública que eu comecei em 1982, nesse período eu fui candidato, mas sou político a vida inteira, nasci dentro da política, meu pai foi quatro vezes vereador da nossa cidade, foi prefeito e deputado estadual quatro vezes”, destacou o parlamentar.

Marcelo Castro ressaltou que uma terceira via no Piauí com chance de eleição para governador ou ainda senador seria improvável, mas não impossível.

"Eu sempre vivi dentro da política, então o que eu vejo é uma dificuldade, nas experiências que eu tenho é muitíssimo improvável que se constituísse uma terceira via no Piauí com chance de eleger um candidato a governador ou um candidato a senador, não direi impossível, é improvável. Se eu for mais enfático direi que é improbabilíssima”, declara Marcelo Castro.

Facebook
Veja também