Defendo manutenção das 10 vagas de deputados federais para o Piauí, diz Rafael Fonteles
O governador do Piauí comentou sobre o veto do presidente Lula ao projeto de lei, aprovado no Congresso, para aumentar o número de deputados federais.
O governador Rafael Fonteles (PT) falou sobre a decisão do presidente Lula de vetar o projeto de lei, aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, que aumentava de 513 para 531 o número de deputados federais. A proposta poderia prejudicar o Piauí com a redução de cadeiras federais e na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).
A discussão sobre o projeto será retomada no Congresso após o recesso, momento em que os parlamentares irão definir pela manutenção ou derrubada do veto. Para o governador, é necessário preservar as 10 vagas de deputado federal destinadas ao Piauí.

Rafael Fonteles afirmou que a diminuição do número de deputados representa perda de representatividade em Brasília e de recursos enviados ao estado por meio de emendas parlamentares. Vale ressaltar que, segundo o projeto, a correção do tamanho das bancadas seria adotada conforme o censo do IBGE de 2022.
“Isso ainda está em discussão no Congresso, vamos esperar o trâmite dessa questão legislativa para a gente se pronunciar. É claro que eu defendo que o Piauí não pode perder vagas, porque é perda de representatividade e recursos para o povo do Piauí. Então, defendo a manutenção das 10 vagas de deputado federal para o estado do Piauí”, explicou.
Rafael Fonteles
Eleições 2026
TCE multa prefeito de Barras e instaura tomada de contas após constatar sobrepreço
A procuradoria do município informou que "esse processo ainda não chegou no setor".Justiça Eleitoral abre prazo para criação de novos locais de votação nas Eleições 2026
Conforme previsto no calendário oficial das Eleições Gerais de 2026, as medidas poderão ser adotadas até 20 de agosto.Avião com deputado federal Hildo Rocha faz pouso forçado em Timon
De acordo com o parlamentar, a aeronave seguia de Teresina, no Piauí, para a cidade maranhense Balsas quando precisou realizar a aterrissagem de emergência.Partido Liberal decidiu retirar minha pré-candidatura ao Governo do Piauí, diz Toni Ro
O jornalista afirmou que decisão do partido será respeitada, descartou interesse em disputar vagas proporcionais e garantiu que continuará atuando no jornalismo e na fiscalização do poder público.Ciro Nogueira comemora aprovação de PEC que garante aposentadoria aos agentes de saúde
A matéria representa uma grande conquista para os agentes comunitários de saúde que já buscavam apoio parlamentar para sua aprovação.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir