Viagora

Piauí registra aumento de 50% no número de casos da dengue

Segundo o Boletim da 3ª Semana Epidemiológica de 2022, o número de casos prováveis neste ano é de 99, no mesmo período em 2021 foram registrados 66 casos.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgados nesta quarta-feira (26), apontam que o Piauí registrou aumento de 50% nos casos de dengue em 2022, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com o Boletim da 3ª Semana Epidemiológica de 2022, o número de casos prováveis neste ano é de 99, no mesmo período em 2021 foram registrados 66 casos. Os casos foram registrados em 13 municípios do estado, contudo não há ocorrências de óbitos pela doença.

Conforme a Sesapi, o maior número de casos prováveis foi registrado nos municípios de Teresina, São Pedro do Piauí, Curimatá, Curralinhos e Marcos Parente. Já os casos em que há maior incidência foram averiguados no município de Curralinhos, Marcos Parente, Hugo Napoleão e Curimatá.

A Secretaria informou também por meio do Boletim que até o momento 211 cidades não notificaram casos de dengue neste ano.

O Supervisor de entomologia da Sesapi, Ocimar Alencar, orientou a população para adotar medidas de prevenção contra a dengue.

“O período das chuvas torna o momento muito preocupante para o aumento de casos da doença no Piauí. É preciso redobrar os cuidados”, explicou o Supervisor.

Conforme a Sesapi, a dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti que pode provocar sintomas como febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, dor atrás dos olhos, prostração, manchas vermelhas na pele, náusea e vômito, desencadeando complicações ou até mesmo o óbito.

A Secretaria recomenda que a população evite o acúmulo de água parada e faça a limpeza regular das caixas d’água, mantendo-as fechadas, bem como dos vasos de plantas aquáticas e os ralos.

Facebook
Veja também