Viagora

Varíola dos Macacos: Brasil recebe primeiro lote com 9,8 mil vacinas

De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro lote com os imunizantes desembarcou no Brasil nessa terça-feira (4) e será encaminhado para centros de pesquisa.

Nessa terça-feira (04), o Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote importado de vacinas contra a varíola dos macacos (Monkeypox) que desembarcou no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. A remessa possui 9,8 mil doses que serão encaminhadas aos centros de pesquisa.

De acordo com o Ministério da Saúde, por meio do fundo rotatório da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) já foram adquiridas aproximadamente 50 mil doses do imunizante. Até o fim deste ano os próximos lotes devem chegar ao Brasil.

A pasta informa que o primeiro lote será submetido a estudos como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). “É importante ressaltar que as vacinas são seguras e atualmente são utilizadas contra a varíola humana ou varíola comum. Por isso, o estudo pretende gerar evidências sobre efetividade, imunogenicidade e segurança da vacina contra a varíola dos macacos e, assim, orientar a decisão dos gestores”, destaca.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizará a coordenação da pesquisa com auxilio da OMS e financiamento da pasta. O Ministério da Saúde (MS) afirmou que debateu sobre o estudo junto a Opas, pesquisadores e especialistas da área.

Ainda segundo a pasta, as pessoas que tiveram contato com doentes diagnosticados ou em tratamento com antirretroviral para HIV serão os grupos vacinados inicialmente.

“O objetivo é avaliar a efetividade da vacina Jynneos/MVA-BN contra a varíola dos macacos na população brasileira, ou seja, se a vacina reduz a incidência da doença e a progressão à doença grave. A população-alvo do estudo será formada por pessoas mais afetadas e com maior risco para a doença”, informa.

Por fim, o ministério garantiu que divulgará em breve os centros de pesquisa que serão incluídos. “Considerando as cidades com elevados números de casos confirmados da doença e a infraestrutura disponível para a condução do estudo”, afirma.

Facebook
Veja também