Viagora

Sesapi capacita profissionais para utilização do E-SUS SINAN

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), as equipes percorrerão municípios em todo o Piauí.

Sesapi capacita profissionais para utilização do sistema E-SUS SINAN

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), está promovendo um projeto que percorrerá o Piauí para a capacitação dos profissionais de saúde sobre o manuseio do sistema E-SUS SINAN.

De acordo com a Sesapi, a capacitação está sendo promovida pelos responsáveis pelo SINAN no Piauí, a interlocutora Márcia Araújo, José Gabriel, que atua no suporte do sistema de informações, além de Laianna Tores e Hilda Fortes, que são técnicas de Vigilância Epidemiológica.

Ainda conforme a Sesapi, o objetivo do projeto é capacitar os profissionais da saúde, para que eles usem o E-SUS SINAN de maneira correta. A plataforma foi desenvolvida com o objetivo de apresentar um dispositivo um sistema on-line que tenha configuração de resolução para plataformas mobile, tablet, e dekstop, onde os agentes de saúde possam registrar em tempo real as notificações de doenças em nível estadual e municipal e também comunicar ausência de casos dessas patologias.

A Secretaria abordou na reunião a Estrutura da Vigilância Epidemiológica e Vigilância do Sarampo e Pólio, e a substituição do formulário de notificação da monkeypox para o sistema E-SUS, destacando a importância de todos os profissionais estarem capacitados para os serviços.

A capacitação contou com a presença dos técnicos responsáveis pelo sistema de informação, além dos responsáveis pela vigilância epidemiológica dos municípios piauienses e dos núcleos hospitalares da Rede Estadual dos Territórios entre Rios, Serra da Capivara, Vale do Rio Piauí e Itaueira e Chapada das Mangabeiras. A Sesapi destacou que na próxima semana os profissionais dos territórios do Vale do Canindé e Vale do Sambito receberão a capacitação.

Facebook
Veja também