Viagora

Marcelo Queiroga pede que pais vacinem filhos contra a poliomielite

O Ministro Marcelo Queiroga, durante pronunciamento, fez um apelo a pais e responsáveis que levassem seus filhos para se vacinarem.

Na noite deste domingo (6), o Ministério da Saúde realizou pronunciamento em cadeira de rádio e TV fazendo um apelo a pais e responsáveis sobre a vacinação de crianças contra a poliomielite. O Ministro Marcelo Queiroga informa que desde o iniciou da campanha, entre agosto à setembro, foram vacinados menos de 70% do público-alvo (crianças de zero a cinco anos de idade). A meta do órgão é promover a imunização de 95% dessa faixa etária no Brasil.

Conforme a fala do Ministro da Saúde, a vacinação das crianças implica no futuro da saúde do país. “Faço um apelo aos pais, avós e responsáveis. Vacinem suas crianças contra a poliomielite. Não podemos negar esse direito ao futuro do nosso Brasil. Não podemos aceitar que ninguém, especialmente as nossas crianças, adoeçam e morram de doenças para as quais existe vacina há tanto tempo.”, reforçou.

Segundo o Ministério, está sendo efetuado o monitoramento da doença e notado que houve baixa na taxa de vacinação contra a poliomielite desde o período da pandemia de covid-19. “Há 32 anos a região das Américas é considerada livre da poliomielite, mas infelizmente as coberturas vacinais estão caindo no mundo, assim como no nosso Brasil”, informou o Ministro.

Ainda segundo o Ministro da Saúde, durante sua participação na 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), foi reforçado a necessidade dos países americanos se mobilizarem para erradicar a enfermidade. O Governo Federal, nesta última semana, lançou um plano de combate à poliomielite com o objetivo de organizar o trabalho da União, dos estados e dos municípios. Entre as ações prioritárias está o fortalecimento da vigilância epidemiológica e da vacinação.

Poliomielite

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, e que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes e secreções eliminadas pela boca de pacientes. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

Com informações da Agência Brasil.

Mais conteúdo sobre:

Ministério da Saúde

Marcelo Queiroga

Facebook
Veja também