Viagora

Sesapi registra casos suspeitos de doença do carrapato em Teresina

Conforme a Sesapi, a doença do carrapato pode ser transmitida por um animal infectado com bactérias da família Rickettsia.

A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), recebeu um a notificação do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, que foram registrados dois pacientes com suspeita de febre maculosa, comumente chamada de doença do carrapato, em Teresina.

De acordo com a Sesapi, em relato enviado pelo hospital, o paciente do sexo masculino informou que foi picado por dois carrapatos em mata ciliar, a cerca de um mês nas duas pernas, além de ter tido contato com capivaras. A coordenadora do CIEVS, Amélia Costa, informado que o paciente não aceitou ficar internado na instituição hospitalar, porém, foram colhidas amostras que serão encaminhadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

“Este paciente estava com quadro sintomático de febre, linfadenopatia e exantema, mas não aceitou ficar internado. O hospital colheu material para realização de hemograma, uréia, creatinina, glicemia, sorologia para febre maculosa. As amostrar serão enviadas para a FioCruz no Rio de Janeiro, para confirmação ou não da doença”, explicou.

Ainda de acordo com a Sesapi, no segundo caso, a suspeita foi registrada em um paciente do sexo feminino, que apresentou no dia de oito de dezembro com quadro de febre, vômito, náusea, linfadenopatia, cefaleia e exantema. A paciente informou que foi picada por um carrapato há 10 dias. Também foi informado que a paciente recebeu atendimento e já recebeu alta médica. A coordenadora Amelia Costa, informou que a vigilância epidemiológica de Teresina já foi notificada sobre os casos.

 “O CIEVS já entrou em contato com a vigilância epidemiológica do município de Teresina e as investigações sobre os casos encontram-se em andamento. Esta paciente ficou internada, mas já teve alta médica”, disse a coordenadora.

Conforme a Sesapi, a doença do carrapato pode ser transmitida por um animal infectado com bactérias da família Rickettsia, os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares, o paciente pode apresentar a erupções, geralmente com pele escura ou crosta no local da picada de carrapato. O tratamento da doença é realizado com antibióticos.

Ainda conforme a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, no estado, em dez anos foram notificados cinco casos suspeitos.

Facebook
Veja também