Viagora

Sesapi reforça ações de combate à dengue nos municípios do Piauí

Segundo o Boletim da 13ª Semana Epidemiológica, o Piauí apresentou um crescimento de 489,3% nos casos de dengue, se comparados ao mesmo período de 2021.

Na manhã desta quinta-feira (07), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) discutiu sobre a elaboração de um plano de contingência contra as arboviroses, como dengue e Chikungunya, em reunião junto ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).

Segundo o Boletim da 13ª Semana Epidemiológica, o Piauí apresentou um crescimento de 489,3% nos casos de dengue, se comparados ao mesmo período de 2021. Além disso, em Teresina foram registradas duas mortes em decorrência da doença. Ainda conforme os dados, os casos de Chikungunya também registraram um aumento de 3.009,5% em relação ao mesmo período no ano passado.

O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, explicou que a reunião junto ao Cosems tem por objetivo definir um plano de contigência diante do aumento dos casos de dengue e Chikungunya no Piauí, visando o combate desse crescimento.

“Atentos ao aumento exorbitante dos casos de arboviroses em todos os territórios do estado, chamamos o Cosems para esta reunião e hoje elaboramos um plano de contingência para tentar frear o crescimento das doenças. Para isso também vamos precisar do apoio de toda população”, ressalta o gestor.

Na oportunidade os gestores definiram algumas medidas que devem ser adotadas pelos municípios e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), que são: atualização do plano de contingência 2022/2023, monitoramento in loco dos municípios que estão sem atualização dos dados no sistema, que será realizado pela Sesapi, ajuste junto aos profissionais de saúde com relação ao diagnóstico/seguimentos das doenças e definição de fluxos para a borrifação de locais com o alto indicie de infestação do mosquito.

Ainda segundo o secretário Neris Júnior, as equipes do órgão estão sendo destinadas a regiões do Estado para averiguar o cenário de presença da doença em cada cidade e auxiliar de forma efetiva no diagnóstico das arboviroses.

“Estaremos levando nossas equipes até estas cidades que estão silenciosas com relação aos dados para poder entender as dificuldades e auxiliá-lo, o que nos proporcionará um diagnóstico mais fiel da realidade das arboviroses em nosso estado”, explica Neris Júnior.

Conforme a Sesapi, o Piauí registrou 1780 casos de dengue em um período de janeiro a abril deste ano, enquanto outras 279 pessoas foram contaminadas com a Chikungunya. A coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, ressalta que o Ministério da Saúde já foi notificado quanto as alterações nos sintomas registrados nos pacientes.

“O que nossas equipes de vigilância epidemiológica estão observando também é uma mudança na sintomatologia dos pacientes infectados pelo mosquito, entre elas estão alterações nos exames que monitoram o funcionamento do fígado. Atentos a essa situação já informamos ao Ministério da Saúde, para início das investigações”, destaca a gestora.

De acordo com a Secretaria, os cinco municípios com maior incidência a cada 100 mil habitantes foram registrados em Curimatá, São Pedro do Piauí, Antonio Almeida, Santa Filomena e Novo Santo Antônio. Já entre as cinco cidades com os maiores número de casos de dengue estão Teresina (424), Campo Maior (227), São Pedro do Piauí (197), Curimatá (166) e Piracuruca (107). Com relação à febre Chikungunya as cidades com maior incidência para 100 mil habitantes são; São Pedro, Oeiras, São Julião, Curralinhos, Alagoinhas do Piauí e Simplício Mendes.

O superintendente de Atenção à Saúde e Municípios Herlon Guimarães, falou sobre a importância dos gestores municipais atualizarem os sistemas de informação do Ministério Público, pois é através deste mecanismo que são coletados os dados sobre a situação das arboviroses no Piauí.

“Todos os nossos veículos utilizados como carro fumacê estão funcionando e à disposição das cidades, que fazem a solicitação e atendem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, as regionais também contam com o produto químico que ajuda a disseminar a larva, mas para a disponibilização precisamos está com os dados de cada município atualizado no sistema”, explica o superintendente.

Ao fim da reunião o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, também pediu auxílio por parte da população para que façam a limpeza correta de quintais e não deixem água acumulada, dessa forma a proliferação do mosquito Aedes Aegypti será evitada.

“Queremos lembrar mais uma vez a nossa população, que ela é essencial no combate ao mosquito e precisamos que todos façam a sua parte. Limpem seus quintais, não deixe objetos que acumulem água parada e mantenham seus ambientes limpos e arejado, só assim evitamos a proliferação do mosquito e suas consequências”, finaliza.

Facebook
Veja também