Viagora

Projeto proíbe exigência de autorização do marido para uso do DIU no Piauí

O Projeto de Lei N° 63/2022, de autoria do deputado Franzé Silva foi apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí.

O deputado estadual Franzé Silva (PT) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o Projeto de Lei (PL) N° 63/2022, que veda no Estado a exigência de consentimento de cônjuge ou companheiro para que a mulher possa realizar o procedimento de inserção dos métodos contraceptivos.

A proibição se direciona aos profissionais de saúde e às operadoras de planos de assistência ou seguro à saúde, que, de acordo com o PL, ainda exigem autorização do marido que para a mulher insira dispositivo intrauterino (DIU), faça implante contraceptivo ou aplique injeção anticoncepcional.

Foto: Luis Marcos/ ViagoraDeputado Franzé Silva
Deputado Franzé Silva

“É uma prática abusiva, ilegal, descabida e afrontosa à condição e dignidade da mulher”, diz Franzé. “Os direitos reprodutivos determinam que a mulher que deve decidir se quer ou não ter filhos e em qual momento da vida gostaria de ter. Não cabe ao homem interferir na liberdade de escolha da mulher”, ressalta o parlamentar.

O estudo Nascer no Brasil: inquérito nacional sobre parto e nascimento – feito pela Fundação Oswaldo Cruz com mais de 24 mil mulheres, em 2011 e 2012, em hospitais públicos –, aponta que 55,4% das delas não pretendiam engravidar; e 29,9 não tinham desejo de serem mães.

“A gravidez indesejada é muito mais presente e recorrente do que temos conhecimento. Nosso Projeto visa proteger e cuidar da saúde da mulher e assegurar a ela o direito e liberdade de planejamento reprodutivo. Não há que se exigir nenhuma autorização de marido ou companheiro para a mulher exercer um direito seu”, disse Franzé.

Por: Matheus Santos

Facebook
Veja também