Projeto proíbe exigência de autorização do marido para uso do DIU no Piauí
O Projeto de Lei N° 63/2022, de autoria do deputado Franzé Silva foi apresentado na Assembleia Legislativa do Piauí.
O deputado estadual Franzé Silva (PT) apresentou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o Projeto de Lei (PL) N° 63/2022, que veda no Estado a exigência de consentimento de cônjuge ou companheiro para que a mulher possa realizar o procedimento de inserção dos métodos contraceptivos.
A proibição se direciona aos profissionais de saúde e às operadoras de planos de assistência ou seguro à saúde, que, de acordo com o PL, ainda exigem autorização do marido que para a mulher insira dispositivo intrauterino (DIU), faça implante contraceptivo ou aplique injeção anticoncepcional.

“É uma prática abusiva, ilegal, descabida e afrontosa à condição e dignidade da mulher”, diz Franzé. “Os direitos reprodutivos determinam que a mulher que deve decidir se quer ou não ter filhos e em qual momento da vida gostaria de ter. Não cabe ao homem interferir na liberdade de escolha da mulher”, ressalta o parlamentar.
O estudo Nascer no Brasil: inquérito nacional sobre parto e nascimento – feito pela Fundação Oswaldo Cruz com mais de 24 mil mulheres, em 2011 e 2012, em hospitais públicos –, aponta que 55,4% das delas não pretendiam engravidar; e 29,9 não tinham desejo de serem mães.
“A gravidez indesejada é muito mais presente e recorrente do que temos conhecimento. Nosso Projeto visa proteger e cuidar da saúde da mulher e assegurar a ela o direito e liberdade de planejamento reprodutivo. Não há que se exigir nenhuma autorização de marido ou companheiro para a mulher exercer um direito seu”, disse Franzé.
Por: Matheus Santos
Assembleia Legislativa do Estado do Piauí - Alepi
-
ARSETE e Vigilância Sanitária fazem fiscalizações em Teresina
De acordo com a Prefeitura de Teresina, nesta última terça-feira (24) as avaliações foram feitas nos poços isolados e a prestação do serviço. -
Covid: Sete pontos de vacinação estarão abertos neste sábado em Teresina
A vacina infantil será ofertada no Hospital Universitário da Capital onde receberá crianças de cinco a 11 anos de idade. -
Maternidade Dona Evangelina Rosa realizará Mamaço em Teresina
O programa de incentivo a doação de leite materno ocorrerá na próxima terça-feira (31), às 16h no Parque da Cidadania de Teresina. -
-
Sesapi faz alerta aos municípios sobre controle da dengue no Piauí
O Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, ainda anunciou que o Estado receberá 4 mil litros do veneno Cielo, utilizado para matar o mosquito adulto, que chegará ate o final desta semana. -
Ministério da Saúde vai monitorar varíola dos macacos no Brasil
O objetivo é elaborar um plano de ação para rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença.
Compartilhe
Gmail
Messenger
Email
Pinterest
Linkedin
Tumblr
Imprimir