Viagora

Ministério da Saúde confirma terceiro caso da varíola dos macacos

O paciente, de 51 anos, reside em Porto Alegre e havia realizado viagem a Portugal com retorno no dia 10 deste mês.

Nesse domingo (12), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, informou “caso importado” da varíola dos macacos no Brasil. O diagnóstico veio laboratorialmente do Instituto Adolf Lutz de São Paulo. Este pode se registrar como o terceiro caso confirmado no país.

O paciente, de 51 anos, diagnosticado, reside em Porto Alegre e havia realizado viagem a Portugal com retorno no dia 10 deste mês (junho). Os outros dois casos confirmados são de São Paulo. Entretanto, existem mais seis pacientes em análise de contaminação.

Com esta confirmação, o Ministério da Saúde divulgou nota: “O paciente está em isolamento domiciliar, junto com os seus contatos, apresenta quadro clínico estável, sem complicações e está sendo monitorado pelas secretarias de Saúde do estado e do município”, ressalta.

Ainda em nota, Ministério reitera: “todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox [varíola dos macacos, em inglês], com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos, tanto nacionalmente quanto do voo internacional, que contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).”, completa.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Indicado para você
Veja também