Viagora

Ministério da Saúde confirma 11 casos de varíola dos macacos no país

Os dois pacientes que foram notificados recentemente são do sexo masculino, possuem entre 36 e 38 anos e possuem histórico de viagem na Europa.

Dois novos casos de varíola dos macacos no país foram confirmados, segundo o Ministério da Saúde, resultando em 11 confirmações da doença. As detecções do vírus monkeypox foram realizadas pelo Laboratório Adolf Lutz em São Paulo.

Os dois pacientes são residentes de São Paulo, do sexo masculino, possuem entre 36 e 38 anos e possuem histórico de viagem na Europa. Estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde do estado e do município, os dois apresentam quadro clínico estável e sem complicações.

O Ministério, por meio da Sala de Situação e do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS) Nacional, adotou imediatamente após a comunicação de um caso de suspeita de varíola do macaco, medidas de contenção e rastreamento dos contatos dos pacientes.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, o Brasil registra 11 casos confirmados, sete em São Paulo, dois no Rio de Janeiro e dois no Rio Grande do Sul. Os dez casos suspeitos permanecem em investigação.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também