Viagora

Vacinação contra a Influenza é ampliada para população em geral

Segundo o Ministério da Saúde, as doses que sobraram da primeira campanha de grupos prioritários serão utilizadas na campanha geral.

Nesta segunda-feira (27), a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização ampliou a oferta da vacina contra a influenza para a população em geral, que não foi incluída nas demais etapas até o momento,  a ampliação será feita por conta da baixa cobertura vacinal contra o vírus da gripe no ano de 2022.

Segundo Coordenação responsável, a imunização será realizada de acordo com o armazenamento de vacinas de cada município. O Ministério da Saúde ainda não divulgou sobre o envio de mais doses para a campanha.

De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha vacinal contra a influenza de 2022 já registrou cerca de 35 milhões de doses aplicadas em grupos prioritários. No Piauí, os dados da Secretaria de Saúde do Estado do Piauí(Sesapi), apontam que o estado atingiu uma cobertura maior do que a média nacional, com uma porcentagem de 66,7% dos grupos prioritários vacinados.

Segundo a coordenadora de imunização da Sesapi, Kássia Barros, a campanha ocorrerá por conta dos baixos números de vacinação, e serão utilizadas somente as doses que sobraram da primeira campanha. “Nós recebemos a orientação do ministério e estamos ampliando a campanha de influenza para a população geral a partir dos seis meses de idade, no entanto essa ampliação será realizada apenas com as doses que já estão nos estoques dos municípios, sem previsão de mais doses chegando”, pontuou a coordenadora.

Apesar das doses estarem limitadas, o Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, fala sobre a importância da procura pelo imunizante. “A vacinação contra a influenza também merece a atenção da população, até por que ela já está a mais tempo em nosso cotidiano e todos sabem os efeitos benéficos que ela traz para a saúde pública. Precisamos que a população siga até os postos de saúde de seus municípios e procurem as vacinas, elas estão disponíveis, e dessa forma você estará se protegendo e protegendo aqueles próximos de você” disse Neris Júnior.

Por Sthefany Prado

Facebook
Veja também