Viagora

Piauí registra aumento de 765% nos casos notificados de dengue

Foram 11.766 casos de dengue 195 municípios do Piauí e 10 óbitos em 2022, até o último boletim divulgado. Em 2021 no mesmo período foram registrados 1.359 em 80 municípios do Piauí.

A Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), divulgou o Boletim Epidemiológico da 21° semana de 2022, sobre a notificação dos casos de doenças transmitidas pelo aedes aegypti.

De acordo com a Sesapi, o número de casos de Dengue teve um aumento de 765,8% em relação ao mesmo período do ano de 2021, já as notificações de chikungunya, os dados mostram que o aumento foi de 5.417,7%, com 4.359 casos em 114 municípios, enquanto que no ano anterior foram 79 notificações em 20 municípios. E por fim o Zika Vírus mostrou uma elevação de 15,4% de casos notificados.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado, foram 11.766 casos de dengue 195 municípios do Piauí e 10 óbitos em 2022, até o último boletim divulgado. Em 2021 no mesmo período foram registrados 1.359 em 80 municípios do Piauí.

Segundo o órgão de saúde, as cidades que apresentaram maior incidência de casos de dengue por 100 mil habitantes foram os municípios de Novo Santo Antônio; Antônio Almeida; Patos do Piauí; Simplício Mendes e Wall Ferraz.

O superintendente de atenção primária a saúde, Herlon Guimarães, informa que as equipes da Sesapi mantêm contato com as cidades dando suporte para o combate ao mosquito transmissor das doenças. “Nós estamos vigilantes, temos o nosso CIEVS acompanhando as notificações dos municípios diariamente, além de nossas equipes manterem um contato constante com os municípios, dando apoio técnico e verificando a melhor forma de ajudar cada cidade. No entanto, precisamos que a população entenda o seu papel nesse enfrentamento ao mosquito Aedes, muito se fala sobre o uso do fumacê, mas ele só tem um efeito direto no mosquito adulto, é preciso que a população ajude a evitar o surgimento de criadouros para que o enfrentamento seja mais efetivo em todo o estado”, disse.

Conformeo Secretário de Saúde do Estado, Neris Junior, 80% dos criadores do mosquito são encontrados em ambiente doméstico, ele relembra que a participação da população no combate a dengue é essencial. “A literatura e as fiscalizações mostram que mais de 80% dos criadouros detectados estão localizados em ambientes domésticos. Precisamos que a população trabalhe junto da Sesapi e de nossos municípios para que ocorra uma redução nos casos notificados. Somente com esse trabalho em conjunto poderemos vencer o mosquito Aedes e consequentemente a dengue e a chikungunya”, pontuou.

Facebook
Veja também