Viagora

Piauí tem aumento de 706,3% nos casos de dengue, aponta Sesapi

O registro conta com 22.303 casos prováveis notificados em 207 municípios, enquanto que em 2021, foram 2.766 em 101 municípios.

Nesta quarta-feira (10), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), divulgou um boletim epidemiológico a respeito da transmissão de Dengue e Chikungunya, que apontam aumento das doenças no estado.

Segundo a Sesapi, em dados da 31ª Semana Epidemiológica o aumento dos casos de Dengue de 2022 em relação ao mesmo período no ano anterior foi de 706,3%. O registro conta com 22.303 casos prováveis notificados em 207 municípios, enquanto que em 2021, foram 2.766 em 101 municípios. O Supervisor de Entomologia da Sesapi, Ocimar Alencar, comenta que os números impressionam, pois, é uma comparação com o mesmo período com o ano passado, mas que desde a 17 ª semana epidemiológica, reduções nos casos estão sendo notadas.

“O aumento é chamativo em relação ao ano passado, no entanto, quando analisamos os dados que estamos recebendo dos nossos municípios em 2022, percebemos que desde a 17ª Semana Epidemiológica, estamos tendo uma redução no número de notificações a cada semana. Obviamente, a redução não significa que podemos deixar de nos preocuparmos. A Sesapi continuará com o trabalho conjunto ao município e a população deve continuar nos ajudando no enfrentamento ao mosquito vetor da doença”, explica.

O documento apresenta também, apresenta dados a respeito do Zika Vírus que aponta diminuição nos casos de 15,4%, comparado ao mesmo período de 2021, até o momento, são 11 casos notificados em quatro municípios piauienses.

Ainda segundo a Sesapi, o documento mostra dados atualizados em relação a Chikungunya, apresentando um aumento nos casos notificados de 4.101%. Em 2022, foram registradas 8.108 notificações em 141 municípios e três óbitos, sendo que no mesmo período em 2021, foram 193 notificações em 26 cidades.

De acordo com o secretário de estado da saúde, Neris Júnior, informa que a secretaria de saúde está traçando estratégias com os municípios para reduzir os casos. “Nós estamos trabalhando mantendo contato constante com os municípios para traçarmos estratégias de redução de casos. Nós já falamos isso e voltamos a reforçar. É essencial que a população trabalhe junto das nossas ações para que cada município apresente uma redução de casos. Evitar o surgimento de criadouros do mosquito é a melhor forma de evitar novos casos tanto de dengue como chikungunya”, diz o gestor.

Conforme a Sesapi, as cidades piauienses com maior incidência de casos de dengue desde a primeira semana epidemiológica, foram as cidades de Novo Santo Antônio; Wall Ferraz; Massapê do Piauí; Antônio Almeida e Patos do Piauí.

Facebook
Veja também