Viagora

Varíola dos macacos: Sesapi divulga Plano de Contingência Estadual

Segundo o órgão, as informações estratégicas estão contidas em um documento com 30 páginas e foram divulgadas nesta quinta-feira (18).

Nesta quinta-feira (18), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), informou que por meio do Centro de Informações em Vigilância em Saúde (Cievs), elaborou um Plano de Contingência do Estado do Piauí voltado para a varíola dos macacos, doença ocasionada pelo vírus Monkeypox.

Segundo o órgão, as informações estratégicas estão contidas em um documento com 30 páginas. As medidas são destinadas a contenção e controle da doença. Segundo boletim da Sesapi, o Piauí registrou até o dia 6 de agosto deste ano, dois casos positivos, sendo notificados 39 casos em 16 municípios, com 27 suspeitos e 10 descartados.

Ainda conforme a pasta, além de orientações assistenciais, epidemiológicas e laboratoriais para a administração dos casos de varíola dos macacos, o material também contem orientações para ações que devem ser definidas pelo estado e municípios do Piauí.

A Sesapi explicou que o plano também apresenta informações sobre as definições de caso suspeito, provável, confirmado e descartado em relação a Monkeypox, bem como a forma que a doença é transmitida e quais os grupos vulneráveis. Orientações em relação ao isolamento de casos suspeitos, identificação de sintomas, realização de campanhas de conscientização e testagem também consta no documento.  

De acordo com a Sesapi, a orientação do plano com relação ao imunizante contra a varíola dos macacos é investir e acompanhar os recursos financiados pelo Ministério da Saúde para a compra da vacina. Outra medida, seria Elaborar e divulgar Estratégia Nacional de Vacinação Contra o Vírus, conforme o cenário epidemiológico e disponibilidade de imunobiológicos; bem como elaborar e divulgar documentos técnicos sobre a vacina; além de acompanhar e monitorar a logística e a distribuição para as vacinas monkeypox, quando houver.

O Secretário de Saúde, Neris Júnior, ressaltou que é fundamental compartilhar informações sobre a doença para que a população esteva ciente das formas de prevenção, transmissão e controle da doença.

“É importante que as pessoas estejam informadas de como se dá o contato, como é a maior probabilidade de contágio, o que fazer se estiver infectado. Tudo isso tem que ficar muito claro. Lembrando que qualquer um pode pegar essa doença”, afirma o gestor.

Sobre a Varíola dos macacos:

A Sesapi informou que a transmissão da varíola dos macacos se dá pelo vírus Monkeupoxvirus (MPXV), além de ser passado através de animais (zoonoses). Sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com um animal ou pessoa infectada, ou ainda com material corporal humano contendo o vírus. Essa zoonose é conhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1970.

Facebook
Veja também