Viagora

Anvisa recebe pedido de registro para teste de varíola dos macacos

Esse pedido é para o produto Monkeypox Virus Nucleic Acid Detection Kit, e foi apresentado pela empresa Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu o segundo pedido de registro de um kit para a testagem do vírus Monkeypox, conhecido popularmente como varíola dos macacos.

Esse pedido é para o produto Monkeypox Virus Nucleic Acid Detection Kit, e foi apresentado pela empresa Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos Ltda (CPMH).

Segundo a Anvisa, o pedido foi solicitado no dia 02 de agosto, e já está em análise pela equipe técnica. Anteriormente, a Anvisa já havia o pedido de registro da empresa Biomédica. O processo do registro envolve avaliar fabricação, confiabilidade dos resultados e efetividade para o diagnóstico.

Atualmente o diagnóstico da Varíola dos Macacos no país, é feita por meio de ensaios moleculares de PCR com metodologia desenvolvida pelo próprio laboratório de análise clínica, baseado em protocolos variados. Essa forma de atuação já está regulamentada e é equivalente à aplicada por diferentes países, principalmente quando ocorre epidemia por agentes etiológicos emergentes.

De acordo com o Ministério da Saúde, até essa sexta-feira (05), 2004 casos do vírus foram registrados no país, na qual, a pasta acompanha outros 1.962 casos. Até o momento, apenas uma morte foi confirmada pela doença, em Minas Gerais.

Com informações da Agência Brasil

Mais conteúdo sobre:

Anvisa

Varíola dos macacos

Monkeypox

Facebook
Veja também