Viagora

Vacinação contra poliomielite é intensificada pelo Ministério da Saúde

A estratégia tem como meta, mobilizar pais e responsáveis para a imunização de crianças de menos de cinco anos contra o vírus que causa a paralisia infantil.

Foi promovido em Brasília, pelo Ministério da Saúde, neste sábado (24), a vacinação contra a poliomielite e multivacinação. A ação, contou com a presença do ministro Marcelo Queiroga.

A estratégia tem como meta, mobilizar pais e responsáveis para a imunização de crianças de menos de cinco anos contra o vírus que causa a paralisia infantil e a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

Para Queiroga, o desafio é não permitir que a poliomielite seja reintroduzida no Brasil. “Nós temos um grande desafio, não permitir que a poliomielite seja reintroduzida no Brasil, nós temos 15 milhões de crianças para vacinar e precisamos que vocês nos ajudem para que possamos trazer os pais e avós para vacinar pelo menos 95% dessas crianças", explicou.

O último caso registrado da Poliomielite no Brasil, foi no ano de 1989, na cidade de Sousa, no estado da Paraíba.

As crianças de um a quatro anos, devem tomar uma dose da Vacina Oral Poliomielite (VOP), a famosa gotinha, desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. Até o momento, cerca de seis milhões de doses foram aplicadas no Brasil.

Desde 2016, a vacinação contra a poliomielite está abaixo de 95%, que é o índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No ano passado, o número foi muito inferior ao recomendado, com menos de 70% das crianças sendo vacinadas, segundo o DataSUS.

Além da campanha vacinal, o evento também marca os 32 anos da implantação do Sistema Único de Saúde (SUS), concebido pela Constituição de 1988.

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também