Viagora

HGV realiza três transplantes de rins em 24h em Teresina

Osvaldo Mendes ainda explica que dos três transplantes, dois órgãos foram doados por um jovem de 25 anos que faleceu vítima de um acidente e o terceiro foi doado pela própria filha ao pai.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), sediado na capital Teresina, informou que realizou três transplantes de rins em 24 horas, ao todo foram 18 transplantes realizados neste ano. A equipe que atuou nas cirurgias é formada por médicos nefrologistas, cirurgiões vasculares e urologistas.

De acordo com o diretor-geral, Osvaldo Mendes, o empenho da equipe composta por profissionais do HGV e da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (Fepiserh), foi fundamental para a realização dos procedimentos.

Osvaldo Mendes ainda explica que dos três transplantes, dois órgãos foram doados por um jovem de 25 anos que faleceu vítima de um acidente de motocicleta e o terceiro foi doado pela própria filha ao pai.

“A captação de órgãos foi de um doador jovem de 25 anos, vítima de um acidente de motocicleta. O doador estava internado em um hospital privado, mas a intervenção foi realizada pela equipe do HGV, pois é o único hospital que tem profissionais capacitados para a retirada de órgãos em doadores falecidos. Com este ato foi possível realizar dois transplantes. Também foi realizado outro transplante com doador vivo”. Isso foi importante para fecharmos a Campanha Setembro Verde com números muito positivos”, explicou o vice-coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Gilson Cantuário.

Ainda segundo o HGV, os pacientes são A.J.S.N, de 48 anos; I.A.R de 37 anos e o idoso, P.N.P.S, 61 anos. Os cirurgiões Wellington Figueiredo e Raimundo Júnior fizeram as captações do órgão.

Além disso, também estiveram presentes na equipe os cirurgiões Antônio Reginaldo e Luciano Couto e o Vascular Renato Duarte.

Mais conteúdo sobre:

Hospital Getúlio Vargas - HGV

Facebook
Veja também