HGV realiza Mutirão de Colonoscopia de 2023 neste sábado
O primeiro Mutirão é para pacientes que estão aguardando na fila de espera do Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (Prédio Azul) e da Regulação Estadual.
O Hospital Getúlio Vargas (HGV), no próximo sábado(15), realizará o primeiro Mutirão de Colonoscopia de 2023, para pacientes que estão aguardando na fila de espera do Ambulatório Integrado Dirceu Mendes Arcoverde (Prédio Azul) e da Regulação Estadual.
Segundo a coordenadora do Serviço de Endoscopia e Colonoscopia do HGV, Maria Helena, o exame é “recomendado pelos médicos para rastrear e prevenir o câncer colorretal, tumores que afetam o cólon (parte central do intestino grosso) e o reto (parte final do intestino grosso). Atualmente, essa doença é a terceira maior causa de mortes por câncer no Brasil e no mundo”, explica a médica.
O diretor-geral do HGV, Davyd Basílio, informa que o mutirão faz parte das metas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) de reduzir o tempo de espera por um procedimento no HGV. “Estamos estruturando os serviços para ampliar os atendimentos em todas as áreas”, disse.
Já o diretor administrativo, Anderson Silva, ressalta que a gestão tem trabalhado para ampliar os atendimentos de todas as áreas. “Em março conseguimos realizar 1.331 cirurgias, um aumento de 18% em relação ao mês de fevereiro. Nesse período, houve uma melhora dos insumos para o hospital, com ampliação do número de profissionais, como também, do funcionamento do centro cirúrgico aos finais de semana e feriados”, destaca Silva.
Ainda segundo informações da Sesapi, a meta é atender 20 pacientes nessa primeira ação.
Por Camila Trindade
Hospital Getúlio Vargas - HGV
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
-
Sesapi inicia programação do Novembro Azul com atendimentos
A ação é de conscientização sobre a saúde do homem realizada na Praça da Bandeira nessa sexta (01). -
Dia do Servidor Público: serviços essenciais de saúde continuam operando em Teresina
Embora o prefeito Dr. Pessoa tenha decretado ponto facultativo, os serviços de saúde são considerados essenciais e não podem ser paralisados. -
FMS de Teresina promove curso para gestantes na UBS Poti Velho
O curso aborda temas como os sinais e sintomas comuns na gestação, orientações sobre o parto, cuidados pós-parto, nutrição materna, amamentação e cuidados com o recém-nascido. -
Inscrições para seletivo com 136 vagas para estágio em medicina é prorrogado no Piauí
A bolsa para os estagiários é de R$ 850,00, além de auxílio transporte. -
Secretaria de Saúde faz alerta sobre aumento dos casos de sífilis no Piauí
O Boletim Epidemiológico da Sífilis, referente ao período de de 2019 a 2024, apontou que o Piauí registrou 6.172 notificações de sífilis adquirida.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir