Viagora

HGV oferecerá tratamento oncológico no Piauí a partir de dezembro

Serão disponibilizados tratamentos e cirurgias para os cinco subtipos de doenças oncológicas mais prevalentes, que são câncer de mama, câncer de próstata, câncer de pulmão, colorretal e cólon.

Nessa sexta-feira (02), equipes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), esteve no Hospital Getúlio Vargas (HGV) para uma inspeção do tratamento oncológico com a habilitação de uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que será oferecido no HGV a partir de dezembro.

Segundo as informações do Governo do Estado, os novos serviços fazem parte de ações do programa Saúde em Dia. Serão disponibilizados tratamentos e cirurgias para os cinco subtipos de doenças oncológicas mais prevalentes, que são câncer de mama, câncer de próstata, câncer de pulmão, colorretal e cólon.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíHGV
HGV

O Piauí já possui três grandes hospitais de referência em serviços de oncologia, o Hospital Universitário (HU), o Hospital São Marcos e o Hospital Marques Bastos, em Parnaíba, ambas entidades filantrópicas. Com a implantação da Unacon, o Hospital Getúlio Vargas será o primeiro serviço de oncologia oferecido diretamente por uma unidade de saúde da rede estadual.

O médico Dirceu Campelo, superintendente de Alta e Média Complexidade da Sesapi, afirmou que essa iniciativa visa beneficiar os piauienses. “Iniciativa que mostra o compromisso do Governo e das instituições de saúde em melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços oncológicos no estado. É um passo importante na luta contra o câncer e na promoção da saúde no estado”, destaca.

De acordo com Brenno Andrade, diretor técnico do HGV, o hospital está em processo de adequação e ampliação dos serviços oferecidos para a implantação desse novo serviço. “O Hospital Getúlio Vargas efetua serviços na média e alta complexidade na Rede de Assistência à Saúde no Estado do Piauí e está ampliando os serviços oferecidos pela unidade, e nessa ampliação o HGV foi contemplado com inúmeras medidas orientadas pelo governador Rafael Fonteles, o secretário de Saúde Antonio Luiz e o superintendente Dirceu Campelo. Estamos em processo de adequação para a implantação do serviço de Unacon para o tratamento oncológico que vai constituir o tratamento dos cinco principais tipos de câncer desde o tratamento clínico, a quimioterapia e o serviço de cirurgia oncológica”, explica.

“Estamos com um novo serviço em fase de implantação no HGV juntamente com a Sesapi, adequando a instituição para habilitar o serviço de oncologia juntamente com a Unacon, focando na oncologia cirúrgica e na oncologia clínica, então, já estamos em processo de estruturação desse novo serviço para prestar uma maior assistência aos pacientes oncológicos do estado do Piauí e mais uma vez mostrar a qualidade de um serviço de saúde em prol dos piauienses”, finalizou a diretora geral do HGV, Nirvânia Carvalho.

Mais conteúdo sobre:

Hospital Getúlio Vargas - HGV

Facebook
Veja também