Viagora

Três pessoas morrem vítimas da dengue em Baixa Grande do Ribeiro

De acordo com a Sesapi, apesar da redução de 78% dos casos em 2022, a região do Alto do Parnaíba apresentou aumento.

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), divulgou dados que apontam três óbitos ocasionados por dengue, na cidade de Baixa grande do Ribeiro, localizada na região do Alto Parnaíba, Sul do estado.

De acordo com a Sesapi, em dados do boletim da 28ª semana epidemiológica de 2023, é possível notar a incidência de casos suspeitos no munícipio, sendo que já há 14 registros confirmados de pacientes com sintomas graves da doença, além dos três óbitos.

Ainda de acordo com a Sesapi, no estado, já houve a redução de 78% do número de notificações no ano de 2022. O diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), Fabrício Amaral, informa que amostras são retiradas dos pacientes para serem analisados.

“Retiramos as amostras de alguns pacientes que estão com sintomas para análise no laboratório em Teresina. Além disso, estamos fazendo uma análise situacional para entendermos a questão epidemiológica da situação de saúde pública do município, pois este é um dos trabalhos do Lacen junto aos municípios”, disse.

A diretora de vigilância em saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé, ações de controle da situação epidemiológica, são realizadas de forma integrada por setores da secretaria.

“Estamos em integração com as autoridades municipais na atenção primária, atenção à saúde, vigilância ambiental, vigilância epidemiológica e vigilância ambulatorial para o desenvolvimento de ações para o controle da situação epidemiológica", explicou.

Segundo a Sesapi, agentes realizaram visitas em possíveis criadouros dos mosquitos na cidade de Baixa Grande do Ribeiro, com o intuito de acabar com os focos da doença e prevenir o aparecimento de futuros locais. Também é informado que os principais focos estão localizados no entorno do município.

Ainda de acordo com a Sesapi, os hospitais regionais: Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, em Uruçuí, e do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, terão as ações reforçadas, para a realização de exames, condutas médicas e atendimento de pacientes com suspeita da doença naquela região.

Conforme a Secretaria de Saúde do Piauí, os municípios do território do Alto do Parnaíba serão orientados, além da disponibilização de serviços, e debate a respeito das demandas e ações na região.

Facebook
Veja também