Viagora

Sesapi reforça serviços para mulheres vítimas de violência em agosto

De acordo com a Sesapi, além da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, o serviço também está disponível nos hospitais das cidades de Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus e São Raimundo Nonato.

Neste domingo (13), a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi) divulgou que no “Agosto Lilás”, mês de conscientização e enfrentamento às diversas formas de violência contra a mulher, será reforçada a importância da assistência prestada nas oito unidades do Serviço de Atenção à Mulheres Vítimas de Violência Sexual (SAMVIS) no estado.

De acordo com a Sesapi, além da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, o serviço também está disponível nos hospitais das cidades de Parnaíba, Picos, Floriano, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Campo Maior e Corrente. O SAMVIS funciona 24hrs para o atendimento integral às mulheres vítimas de violência sexual.

“Fazemos profilaxia das doenças sexualmente transmissíveis e a contracepção de emergência para a prevenção da gravidez resultante do estupro. Também é feito o serviço de corpo de delito e coleta de material, com vistas à punição do agressor. Oferecemos atendimento biopsicossocial com o objetivo de reduzir sequelas da violência que muitas vezes são irreversíveis”, explica a coordenadora de Atenção à Saúde da Mulher da Sesapi, Alzenir Moura Fé.

A coordenadora destacou que em 2022, as unidades do SAMVIS realizaram 49 atendimentos a mulheres vítimas de violência sexual, número que chega a 519 somente nos seis primeiros meses deste ano. “Seguindo essa tendência, vamos chegar ao final do ano com um aumento significativo do número de casos”, disse Alzenir.

SAMVIS

Segundo a Sesapi, o serviço foi criado em 2004 e conta com um Termo de Cooperação Técnica entre a pasta, a Secretaria Estadual da Assistência Social (Sasc-PI) e a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). Durante esse período, foram realizados 10.552 atendimentos a vítimas de violência sexual em todo o Piauí.

Facebook
Veja também