Viagora

Anvisa proíbe suplemento alimentar com melatonina para crianças

A agência reguladora não autoriza o uso, venda e fabricação do suplemento "Soninho Perfeito Melatonina Kids"

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proibiu o uso, fabricação, venda e distribuição do suplemento alimentar “Soninho Perfeito Melatonina Kids”. O órgão regulador ordenou a retirada do produto das prateleiras do Brasil.

De acordo com a Anvisa, a melatonina não pode ser usada para suplemento alimentar de crianças e adolescentes. Além disso, a Agência explica que o hormônio está sem a devida comprovação de segurança exigida.

Em nota divulgada pelo órgão, também é elucidado que o uso da melatonina por gestantes e mulheres que amamentam não é autorizado. A utilização do hormônio só é consentida em suplementos para pessoas maiores de 19 anos, na concentração de 0,21 miligramas diárias.

Alerta

A Anvisa chama a atenção do consumidor para propagandas irregulares do produto, que não possuem qualquer comprovação perante a legislação sanitária brasileira. Segundo a agência, estava sendo veiculado na internet que o medicamento auxiliava no sono e ansiedade, e até na suplementação para transtorno do espectro autista e câncer.

O órgão disponibilizou em seu site um quadro com constituintes autorizados para uso em suplementos alimentares. O consumidor poderá verificar a função deles, o tipo de nutriente, para que faixa de idade é considerado legal, além das restrições.

Ainda no site da agência, estão listados todos os produtos irregulares  que foram alvos de fiscalização.

Com informações da Agência Brasil.

Mais conteúdo sobre:

Anvisa

Facebook
Veja também