Anvisa proíbe suplemento alimentar com melatonina para crianças
A agência reguladora não autoriza o uso, venda e fabricação do suplemento "Soninho Perfeito Melatonina Kids"
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proibiu o uso, fabricação, venda e distribuição do suplemento alimentar “Soninho Perfeito Melatonina Kids”. O órgão regulador ordenou a retirada do produto das prateleiras do Brasil.
De acordo com a Anvisa, a melatonina não pode ser usada para suplemento alimentar de crianças e adolescentes. Além disso, a Agência explica que o hormônio está sem a devida comprovação de segurança exigida.
Em nota divulgada pelo órgão, também é elucidado que o uso da melatonina por gestantes e mulheres que amamentam não é autorizado. A utilização do hormônio só é consentida em suplementos para pessoas maiores de 19 anos, na concentração de 0,21 miligramas diárias.
Alerta
A Anvisa chama a atenção do consumidor para propagandas irregulares do produto, que não possuem qualquer comprovação perante a legislação sanitária brasileira. Segundo a agência, estava sendo veiculado na internet que o medicamento auxiliava no sono e ansiedade, e até na suplementação para transtorno do espectro autista e câncer.
O órgão disponibilizou em seu site um quadro com constituintes autorizados para uso em suplementos alimentares. O consumidor poderá verificar a função deles, o tipo de nutriente, para que faixa de idade é considerado legal, além das restrições.
Ainda no site da agência, estão listados todos os produtos irregulares que foram alvos de fiscalização.
Com informações da Agência Brasil.
Anvisa
Hospital Getúlio Vargas inicia atendimentos oncológicos no Piauí
A primeira paciente é uma idosa de 77 anos que foi diagnosticada com câncer de mama no início deste mês.Rafael Fonteles entrega ambulâncias equipadas para hospitais estaduais nesta sexta
Os veículos são voltados ao atendimento de pacientes de alto risco e fortalecerão estrutura de emergência em oito municípiosPrefeitura de Esperantina realizará Dia D da Vacinação contra a Influenza no dia 29
A campanha busca ampliar a cobertura vacinal e proteger grupos prioritários contra complicações da gripeHEDA realiza terceira captação múltipla de órgãos em Parnaíba
O procedimento ocorreu às 10h desse sábado (17), com duração de cerca de três horas; os órgãos beneficiarão pessoas que aguardam na fila nacional de transplantes.FMS promove Dia D de vacinação contra a gripe e HPV neste sábado em Teresina
Na oportunidade, estes postos estarão também imunizando pessoas de 9 a 19 anos que ainda não tenham tomado a vacina contra o HPV.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir