Viagora

Sesapi cria Comitê para investigar transmissão vertical do HIV e Sífilis

Segundo a Secretaria de Saúde, a ação é uma forma de aperfeiçoar os instrumentos de combate as doenças

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) criou um Comitê de Investigação para analisar a Transmissão Vertical do HIV e da Sífilis no Piauí.

De acordo com o Governo do Piauí, o Comitê é composto por 26 titulares e suplentes, indicados pelos órgãos estaduais, municipais e sociedade civil. A coordenadora de IST da Sesapi, Karina Amorim, explica que a ação é uma forma de aperfeiçoar os instrumentos de combate as doenças.

“É uma ação estratégica, para darmos visibilidade a essas doenças e investigar os casos que ocorreram, na intenção de prevenir futuros casos. Investigar erros para que as instituições possam rever as condutas, processos de trabalho e melhorar a prevenção”, disse.

Segundo a Sesapi, os integrantes do Comitê farão um curso de qualificação para entender o funcionamento do conselho. As aulas serão realizadas com representantes do Ministério da Saúde na Escola de Gestão e Controle Alcides Nunes (EGC), do Tribunal de Contas do Estados do Piauí (TCE-PI).

Nesta sexta-feira (11), haverá uma reunião do secretário estadual da Saúde, Antônio Luiz, com as coordenadoras gerais de Vigilância em Infecções Sexualmente Transmissíveis (CGIST) e da Vigilância do HIV/Aids e das Hepatites Virais (CGAHV).

Conforme a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, na ocasião será alinhado ações para inibir a transmissão das doenças.  

“Nosso objetivo também é conseguir a certificação da eliminação da transmissão vertical. Todos os estados estão se mobilizando para isso, que é uma titulação honrosa. Um dos requisitos para conseguir a titulação, além de atingir os indicadores, é ter instituído o comitê”, afirma.

Facebook
Veja também