Viagora

Casos de dengue, zika e chikungunya apresentam redução no Piauí

Segundo os dados, o estado continua apresentando redução no número de notificações de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya quando comprado no mesmo período em 2022.

Nessa quinta-feira (7), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), emitiu o 35° informe epidemiológico sobre Arboviroses do ano de 2023 no Piauí. Segundo os dados, o estado continua apresentando redução no número de notificações de Dengue, Zika Vírus e Chikungunya quando comprado no mesmo período em 2022.

De acordo com o levantamento, as notificações de Dengue apresentaram uma redução de 77,1%, os registros de Zika tiveram uma redução de 85,1% e os registros de Chikungunya apresentaram uma redução de 61,2%.

O Boletim destaca que em relação à Dengue, neste ano até a 35° semana epidemiológica, foram notificados 7.166 casos da doença em 152 municípios. As cidades de Miguel Leão, Morro da Cabeça no Tempo, Luís Correia, Barro Duro e São João da Serra são aqueles que apresentaram maior incidência de casos a cada 100 mil habitantes durante 2023.

Segundo a Sesapi, até o momento foram registrados quatro óbitos por dengue em 2023.

“As reduções registradas nesse novo informe epidemiológico não podem ser motivo de relaxamento em relação às medidas preventivas e de enfrentamento ao mosquito vetor dessas doenças. A Sesapi continuará com seu trabalho de vigilância e acompanhamento junto aos municípios enquanto que a população e os gestores municipais precisam continuar a evitar o surgimento de criadouros do mosquito Aedes aegypti”, fala o supervisor de Entomologia da Sesapi, Ocimar Alencar.

Zika e Chikungunya

Os dados registaram sobre os casos de Zika, ao quais não notificaram nenhum óbito, apenas 23 casos prováveis provenientes de 13 municípios, ao passo que em 2022 o número de notificações nesse mesmo período foi de 154 casos. As cidades de Dom Expedito Lopes, Currais, Bom Princípio do Piauí, Inhuma e Nazária foram as cinco com maior incidência de casos por 100 mil habitantes no ano de 2023.

Já sobre Chikungunya, o boletim afirma que a doença já causou dois óbitos no ano de 2023 no estado. Foram 4.179 casos notificados em 92 cidades. Angical do Piauí, Barra D’Alcântara, Lagoinha do Piauí, Esperantina e Barro Duro são os cinco municípios com maior incidência de casos de chikungunya para cada 100 mil habitantes durante as 35 semanas epidemiológicas de 2023.

“A redução de casos é algo positivo, mas nossa última pesquisa de infestação predial mostra que ainda temos municípios em situação de alerta e de risco dentro do estado. Vamos trabalhar junto a esses municípios e buscar as melhores estratégias para melhorar suas situações, ajudando ainda mais na redução de casos”, contou a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Leila Santos.

Facebook
Veja também