Viagora

Delegação de Futsal Sub-17 do Piauí disputa Campeonato na Bahia

Os 20 atletas das equipes feminina e masculina embarcaram para Salvador nesta sexta-feira (17) e participam da competição nacional nos próximos dez dias

Na tarde desta sexta-feira (17), a delegação piauiense de futsal partiu rumo à cidade de Salvador, na Bahia, onde participa do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17. A competição acontece dos dias 17 a 27 de novembro e conta com a participação de 20 atletas, sendo eles das equipes feminina e masculina.

De acordo com a gestão estadual, a delegação se classificou para a disputa nos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), que são promovidos pelo Governo do Piauí, através de parceria com secretarias de Estado dos Esportes (Secepi) e da Educação (Seduc). Porém, as equipes não foram autorizadas a participar dos Jogos da Juventude, que ocorreram em setembro na cidade de Ribeirão Preto-SP, por se tratar de modalidade não olímpica. Por outro lado, a situação foi compensada pela organização do campeonato que acontece neste mês, na Bahia.

“Para fazer uma correção, dar oportunidade às escolas que foram classificadas, e vendo a importância do futsal nas escolas e no Brasil, o Ministério do Esporte e o Governo da Bahia se propuseram a realizar o campeonato brasileiro da modalidade de 15 a 17 anos com os campeões das etapas escolares. Então, foi para corrigir e para dar oportunidade às escolas que foram classificadas”, esclareceu o chefe da delegação, Manoel Batista.

Segundo o Governo do Estado, as equipes do Piauí competirão em três jogos durante a fase classificatória do Campeonato Brasileiro de Futsal Escolar Sub-17. Se conquistarem resultados entre os quatro melhores, os atletas seguem para a semifinal e, em seguida, para a final. Caso não fiquem entre os quatro primeiros colocados, as equipes disputam do 5º ao 8º lugar.

A gestão estadual informa que a disputa do feminina será na segunda divisão e, a do masculino, na terceira. Todos os atletas são oriundos de escolas públicas da Rede Estadual de Ensino, sendo os da equipe feminina naturais do município de Piripiri, estudantes do CETI José Narciso, e os da equipe masculina naturais de São João da Fronteira, alunos do CETI São João Batista.

De acordo com o representante da Seduc na delegação, Jurandir Marques, há grande expectativa dos estudantes com a experiência. “O recebimento da notícia da classificação desses times vindos do interior e que mostraram um índice muito alto nos jogos escolares piauienses está muito grande. Com certeza, irão fazer um bom trabalho em Salvador, representando bem nosso estado”, declarou.

Facebook
Veja também