Viagora

Brasil alcança maior número de ouros em uma edição de Parapan

Superando a marca de 124 triunfos há quatro anos em Lima, no Peru, o Brasil marcou 132 desta vez.

Nessa sexta-feira (24) o time brasileiro alcançou o seu maior número de ouros nos Jogos Parapan-Americanos, que estão acontecendo em Santiago, no Chile. Superando a marca de 124 triunfos alcançados há quatro anos em Lima, no Peru, o Brasil marcou 132 desta vez.

O destaque foi Samuel Oliveira (deficiência intelectual), aos 24 anos, estabeleceu um novo recorde mundial na prova dos 400 metros da classe T20 com o tempo de 46s48, superando em quase quarenta centésimos a antiga melhor marca (46s86), que pertencia ao Daniel Tavares, também brasileiro.

Segundo Samuel, ele nunca imaginou que pudesse bater o recorde do Daniel. “Sempre treino com ele e esse é um sonho que está sendo realizado. É muita felicidade, não consigo nem descrever o que estou sentindo”, declarou o atleta paralímpico, que disputa o seu primeiro Parapan.

Além do ouro de Samuel, a equipe de atletismo brasileira fechou o dia com 16 medalhas (cinco ouros, seis pratas e cinco bronzes).

Brasil também é destaque na natação

Nessa sexta-feira (24), os brasileiros subiram ao pódio em 16 oportunidades (dez ouros, cinco pratas e um bronze). No total o Time Brasil encerrou sua participação na modalidade com 120 pódios (67 ouros, 30 pratas e 23 bronzes), na sua melhor campanha da história em uma edição de Jogos Parapan-Americanos.

Pódio no taekwondo

Os atletas do taekwondo brasileiros levaram o Brasil ao pódio em seis oportunidades também nessa sexta-feira, foram três ouros e três bronzes. Os destaques foram os ouros de Silvana Fernandes, na categoria até 57 quilos, de Nathan Torquato, na categoria até 63 quilos, e de Ana Carolina Moura, na categoria até 65 quilos.

Mais medalhas brasileiras

O dia também foi de conquistas no tênis, onde Leandro Pena garantiu o bronze na chave simples da categoria quad,e a dupla masculina Gustavo Silva Carneiro e Daniel Rodrigues Leandro ficaram com a prata.

Outro bronze para o Brasil foi conquistado pela seleção feminina de basquete, após vitória de 56 a 28 sobre a Argentina. Mais um pódio alcançado foi o terceiro lugar após triunfo sobre a Argentina veio no goalball feminino. Já na disputa masculina o Brasil garantiu a posição mais alta do pódio após triunfo de 12 a 2 sobre os Estados Unidos na final.

No ciclismo também teve medalha de ouro, onde Lauro Chaman foi o mais rápido na prova de perseguição 4000 metros das classes C4 e C5 (bicicletas convencionais). Já Bianca Garcia e Nicolle Wendy conquistaram um bronze na prova dos 1000 metros contrarrelógio da classe B (cegos).

Liderança do quadro de medalhas

Com esses resultados o Brasil está na liderança do quadro de medalhas do Parapan, com o total de 287 pódios (132 ouros, 75 pratas e 80 bronzes). A segunda colocada é a Colômbia (com 142 medalhas), enquanto os Estados Unidos ocupam a terceira posição (com 135 pódios).

Por: Alessandra Fonseca 

Com informações de agênciaBrasil

Mais conteúdo sobre:

Atletismo

Esporte

Facebook
Veja também