Viagora

Divisão de Esportes da Semec de Teresina prepara Jogos Escolares 2024

Os Jogos Escolares envolvem diversas modalidades esportivas, desde o futsal em quadra até a natação nas águas e o xadrez no tabuleiro.

Na organização dos jogos Escolares de Teresina (JETs) 2024, se encontra na fase de organização a Divisão de Esportes da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec). Este evento tem o objetivo de promover a interação social e esportiva entre os alunos, expandir a prática de diversas modalidades e aprimorar fisicamente, tecnicamente e taticamente os jovens no esporte, visando o surgimento de novos talentos.

Segundo a organização dos Jogos Escolares de Teresina (JETs), possibilitam o acesso aos Jogos Estaduais Piauienses e, em última instância, aos Jogos Pan-Americanos, mediante vitória nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).

Foto: ReproduçãoJogos Escolares Brasileiros (JEBs).
Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).

Os vencedores podem ser convocados, obedecendo alguns critérios. Em 2023, a Semec obteve destaque nos jogos nacionais, conquistando um total de 14 medalhas: oito de ouro, uma de prata e cinco de bronze, distribuídas em várias modalidades. Maria Eduarda se destacou ao conquistar a medalha de ouro no xadrez e a dupla Andrey Mendonça e Gabriel Lima venceu na modalidade Vôlei de Praia Masculino.

De acordo com a fase de preparação, foi divulgado o edital de licitação para o fornecimento dos materiais a serem utilizados nos jogos, como redes para traves de futsal, bolas de futsal, handebol, vôlei e demais equipamentos. Os Jogos Escolares envolvem diversas modalidades esportivas, desde o futsal em quadra até a natação nas águas e o xadrez no tabuleiro. A Divisão de Esportes já possui a lista de inscrições das escolas que participarão neste ano.

Segundo a professora Rosana Leal, a técnica da Divisão de Esporte da Semecsobre a preparação do aluno. “As escolas já realizaram as inscrições e temos o quadro estatístico de todas as escolas participantes e suas atividades esportivas para este ano. Também já temos um calendário pré-estabelecido, indicando em qual mês cada evento ocorrerá. Até junho, precisamos realizar as etapas de algumas modalidades individuais para que os alunos possam se preparar para a etapa estadual, o JEPI’s, que ocorre geralmente entre julho e agosto. Os classificados avançam para a etapa nacional”, enfatiza a professora.

Além disso, a partir do mês de março serão realizadas reuniões com os professores de todas as escolas inscritas em alguma das modalidades para discutir o regulamento do ano.

Facebook
Veja também