Viagora

Enzo diz que Câmara está fiscalizando situação da Saúde Pública de Teresina

O presidente da Câmara Municipal afirmou que os recursos destinados a área da saúde precisam ser bem geridos.

Nesta terça-feira (12), o presidente da Câmara Municipal de Teresina, Enzo Samuel, manifestou-se sobre a profunda crise no sistema de saúde pública municipal e afirmou que os recursos destinados ao setor precisam ser bem geridos.

Segundo o vereador, a Casa Legislativa está empenhada em entender a situação dos hospitais públicos municipais, como o HUT, que recebem verbas, mas se encontram em condições precárias e desestruturadas.

Foto:ViagoraVereador Enzo Samuel
Vereador Enzo Samuel

“A Câmara está aqui para fiscalizar a situação, para a gente saber o porquê da ausência de insumos, ausência de medicação, e é isso que nós queremos saber, esta casa está aqui para poder ajudar e colaborar”, disse o parlamentar.

Enzo também afirmou que é importante que a população tenha um atendimento de eficiência dentro do Hospital de Urgência de Teresina. “Nós não somos do time quanto pior melhor, pelo contrário, nós queremos contribuir“, afirmou.

O presidente da Câmara de Vereadores foi questionado sobre as verbas utilizadas pela Prefeitura Municipal de Teresina em detrimento de outras, visto que, a saúde é prioridade e tem se tornado cada vez mais uma situação insustentável. 

“Assim como a educação é importante, a promoção do lazer também, mas o que deve ser analisado são os momentos, o que eu acredito é que o dinheiro que tem para a saúde deve ser bem aplicado e bem gerido, por exemplo, aqui na Câmara são mais de R$ 30 milhões destinados em emendas para a área da saúde, eu acredito que esses recursos possam ajudar muito se forem bem executados”, disse.

Além disso, Enzo também enfatizou a importância de usar de forma correta os recursos provenientes do Governo Federal. “É necessário que se trabalhe para conseguir mais emendas, enfim, a saúde no final tem uma conta que não bate nesta gestão atual do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), é preciso que a gente tenha uma gestão mais eficiente”, enfatizou.

Diante da situação insalubre que a saúde passa neste momento no município de Teresina, o parlamentar explicou uma atitude concreta do atual presidente da Fundação Municipal de Saúde. “Nós [vereadores] tivemos contato com o Dr. Ítalo Costa, atual presidente da FMS, fomos bem recebidos, ele se comprometeu em resolver esses problemas do HUT e da saúde em geral de forma imediata, e é por isso que vamos estar chamando aqui o diretor do Hospital de Urgência de Teresina para saber o que realmente está acontecendo”, relatou.

O parlamentar comentou sobre o orçamento da pasta e relatou que a Câmara Municipal de Teresina já tentou remanejar verbas destinadas de uma pasta para outra, para situações como o momento que a capital está passando, mas não é possível. 

Enzo ainda afirmou que se os problemas não forem resolvidos, a Câmara vai acionar os órgãos competentes para o caso. “A gente foi informado pelo Tribunal de Contas que não pode, é dinheiro que deve ser utilizado apenas para onde foi destinado, mas eu estou apostando que a FMS vai resolver essa situação, caso contrário, nós vamos acionar os órgãos responsáveis para resolver com urgência a demanda de um hospital tão essencial para a população como o HUT”, concluiu.

Entenda o caso

Diversas denúncias de pacientes e profissionais da saúde apontam as condições estruturais precárias e o péssimo funcionamento das unidades de saúde municipais, principalmente o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Na última terça-feira (05), o Sindicato dos Médicos do Estado do Piauí (SIMEPI) encaminhou um ofício jurídico ao Conselho Regional de Medicina do Estado (CRM-PI) pedindo a urgente interdição ética do trabalho médico no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Foram apontadas, através da imprensa local, várias situações que mostram a realidade vivida no maior hospital de urgência de Teresina. Além dos problemas estruturais, os médicos estão trabalhando no hospital sem as mínimas condições de exercerem a função, ocasionando até mortes de pacientes.

Diante das graves denúncias, o sindicato requer que o médico seja proibido de trabalhar, a fim de salvaguardar a segurança do profissional, bem como dos pacientes.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Piauí (CRM-PI), Dr. João Araújo Moura Fé, se posicionou na quinta-feira (07), em vídeo obtido pelo Viagora, sobre o caso e revelou que existe a possibilidade de interdição ética parcial no HUT.

Segundo o conselho, uma fiscalização foi realizada na unidade de saúde nessa quarta-feira (06), onde foram apurados os problemas denunciados e, após os levantamentos, a equipe técnica elaborou um relatório, que já foi encaminhado às autoridades competentes.

Facebook
Veja também