Viagora

Promotor se reúne com entidades médicas e cobram da FMS solução da crise na saúde de Teresina

O encontro foi convocado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) com o objetivo de discutir sobre a situação da crise na saúde da capital.

O promotor de Justiça Eny Pontes, titular da 29ª PJ, se reuniu nesta terça-feira (12), com representantes da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI), Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (DIVISA/SESAPI) e Hospital de Urgências de Teresina (HUT). O encontro foi convocado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) com o objetivo de discutir sobre a situação da crise na saúde da capital.

De acordo com o representante do Ministério Público do Estado, após várias denúncias sobre a falta de medicamentos, insumos e a precariedade na estrutura física dos hospitais, especialmente no HUT, o maior hospital de urgência da capital, as instituições se juntaram para cobrar providências da FMS.

Foto: Divulgação/ MPPIMinistério Público e representantes da saúde em reunião sobre crise na saúde de Teresina.
Ministério Público e entidades médicas em reunião sobre crise na saúde de Teresina.

O promotor explicou ainda que o órgão ministerial está ciente dos fatos e acompanhando todo o sistema de saúde pública do município. “Temos feito todos os esforços para tentar diminuir esse impacto negativo na sociedade. Realizamos audiências públicas, expedimos recomendações e ajuizamos ações civis públicas que tratam dessa temática no poder judiciário. Uma já com sentença proferida e as outras duas aguardando decisão por parte do poder judiciário”, esclareceu. Para ele é hora de unir esforços para encontrar uma solução”, afirmou.

Também esteve presente no encontro, o presidente da FMS, Dr. Italo Costa, que apresentou dados econômicos da pasta e declarou que existe um desequilíbrio nas finanças.

Segundo Dr. Italo Costa, dois terços dos recursos federais destinados à saúde do município são utilizados no HUT, além disso, o representante da FMS afirmou que está fazendo uma reavaliação de vários contratos visando garantir a regularidade dos serviços prestados.

“Em 61 dias, conseguimos quitar todos os débitos atrasados com fornecedores. O próximo passo é regularizar o estoque de medicamentos até o fim deste mês”, pontuou.

O médico ainda disse que até o final de março a questão da falta de aparelhos de ar-condicionados na UTI será solucionada. “Existe um esforço enorme por parte do nosso setor de compras para que a gente consiga fazer aquisição de novos equipamentos até o final de março”, afirmou.

O diretor do HUT, Hélio Rodrigues, também prestou esclarecimentos e pontuou que uma nova remessa com medicamentos, como antibióticos, chegou esta semana. Outras remessas devem ser recebidas ainda neste mês de março.

“Nossa maior dificuldade tem sido em relação à climatização da UTI, mas acreditamos que até o final deste mês a gente consiga resolver de vez esse problema”, garantiu.

A reunião também contou com a presença do presidente do CRM-PI, José Araújo Moura Fé; o vice-presidente CRM-PI, Raimundo Nogueira; o tesoureiro do SIMEPI, Renato Leal, representando a presidência do sindicato; Tatiana Chaves, diretora da Vigilância Sanitária do estado (DIVISA); William Cardec, representando a OAB-PI, entre outros.

Facebook
Veja também